RIO – A cantora britânica Adele foi a grande vencedora da 59ª edição do Grammy, que aconteceu na noite de domingo, no Staples Center, em Los Angeles. Ela levou conco prêmios: os de álbum do ano, melhor álbum pop (por “25”), canção do ano, gravação do ano e melhor perfomance pop (pela canção “Hello”).
Adele, que ainda prestou uma emocionada homenagem a George Michael ao cantar “Fastlove”, bateu a favorita Beyoncé, indicada a nove prêmios, mas que só levou dois: os de melhor vídeo (por “Formation”) e melhor álbum urbano contemporâneo (“Lemonade”).
David Bowie, falecido em janeiro do ano passado, também foi um dos grandes vencedores da noite, com cinco prêmios: melhor álbum de música alternativa, melhor performance de rock, melhor engenharia de som não-clássica e melhor embalagem (todos pelo álbum “Blackstar”, lançado poucos dias antes de siua morte) e melhor canção de rock (“Blackstar”). Momentos memoráveis do Grammy 2017
Com sete indicações, o novato Chance The Rapper, que lançou seu disco “Colouring book” apenas em streaming, levou três Grammys: de melhor artista novo, melhor álbum de rap e melhor performance de rap. Ao receber o de melhor artista novo, ele agradeceu a Deus. E ao subir novamente ao palco para pegar o de melhor álbum de rap ? que ele disse ter certeza de que não ia ganhar ? dedicou a todos artistas independentes, como ele. Na noite, o rapper também se destacou ao interpretar a canção gospel “How great” com Kirk Franklin e Tamela Mann.
A festa, porém, não foi boa para os brasileiros. Caetano Veloso e Gilberto Gil, que concorreriam ao melhor álbum de world music com ?Dois amigos, um século de música?, álbum com a gravação do show no qual celebram 50 anos de amizade e parceria, perderam para o violoncelista de origem chinesa Yo-Yo Ma e seu Silk Road Ensemble, que disputavam com ?Sing me home?.
Já o Trio da Paz, cujo “30” foi indicado para melhor álbum de jazz latino foi derrotado pelo pianista cubano Chucho Valdés, com ?Tribute to Irakere: Live in Marciac?.
VEJA A LISTA DOS PRINCIPAIS VENCEDORES
DISCO DO ANO
Adele – “25”
MÚSICA DO ANO
Adele – “Hello”
GRAVAÇÃO DO ANO
Adele – “Hello”
MELHOR ARTISTA NOVO
Chance the Rapper
MELHOR PERFORMANCE POP (SOLO)
?Hello?, Adele
MELHOR PERFORMANCE POP (DUO OU GRUPO)
?Stressed out?, Twenty One Pilots
MELHOR ÁLBUM POP TRADICIONAL
?Summertime: Willie Nelson sings Gershwin?, Willie Nelson
MELHOR ÁLBUM POP
?25?, Adele
MELHOR GRAVAÇÃO DE DANCE
?Don?t Let Me Down?, The Chainsmokers e Daya
MELHOR ÁLBUM DE DANCE/ELETRÔNICA
?Skin?, Flume
MELHOR ÁLBUM DE RAP
“Coloring book”, Chance The Rapper
MELHOR PERFORMANCE DE RAP
“No problem”, Chance The Rapper com Lil Wayne e 2 Chainz
MELHOR PERFORMANCE DE RAP CANTADA
“Hotline bling”, Drake
MELHOR MÚSICA DE RAP
“Hotline bling”, Drake
MELHOR ÁLBUM URBANO CONTEMPORÂNEO
“Lemonade”, Beyoncé
MELHOR PERFORMANCE DE ROCK
?Blackstar?, David Bowie
MELHOR PERFORMANCE DE METAL
?Dystopia?, Megadeth
MELHOR MÚSICA DE ROCK
?Blackstar?, David Bowie;
MELHOR ÁLBUM DE ROCK
?Tell me I?m pretty?, Cage The Elephant;
MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA ALTERNATIVA
?Blackstar?, David Bowie
MELHOR PERFORMANCE DE R&B
?Cranes in the sky?, Solange
MELHOR MÚSICA DE R&B
?Lake by the ocean?, Maxwell