Cotidiano

Abertura do Seminário da Educação Especial é marcada pela entrega do Currículo

Evento também acontece durante toda esta sexta-feira (1º) com palestras sobre atendimento educacional especializado

Abertura do Seminário da Educação Especial é marcada pela entrega do Currículo

Durante toda esta sexta-feira (1º), no auditório da Univel, profissionais da Rede Municipal de Cascavel participam do Seminário de Educação Especial, com a presença de especialistas nas diferentes áreas da Educação Especial. A abertura do evento aconteceu na noite de ontem (30), com a apresentação cultural dos alunos da Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo – Cetea e a solenidade de entrega do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino – Fundamentos da Educação Especial Volume III.

O seminário contou com a presença do vice-prefeito, que elogiou o evento, afirmando que é necessário levantar discussões sobre as demandas das pessoas com deficiência e que é um grande desafio para o poder público no geral atentar para o que é preciso realizar. “Nós precisamos avançar muito ainda, pois às vezes não se dá prioridade absoluta para as necessidades das pessoas com deficiência”, frisando que Cascavel não tem poupado esforços para que este avanço aconteça.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, lembrou que o Currículo para a Educação Especial da Rede Municipal de Cascavel não traz conteúdos diferentes para os alunos com deficiência, mas promove a inclusão com a adaptação curricular, em que se trabalham os mesmos conteúdos com mediações diferentes, de acordo com as particularidades de cada aluno.

“O Currículo está construído e sabemos de todas as contribuições que toda a rede fez. Agora é o momento da formação continuada, da consolidação, produção e aquisição de materiais para que possamos dar condições para que os professores façam o seu trabalho de mediação de forma diferenciada com estes alunos, para que eles realmente tenham uma educação de qualidade”.

A diretora do Departamento Pedagógico, Rosane Brandalize Correia, agradeceu a dedicação de todos os envolvidos no processo de construção do Currículo para a Educação Especial, em especial às famílias, que contribuíram compartilhando seus anseios e angústias. “Esse documento representa a concretização da luta dos professores, dos pais, daqueles que prezam pela educação de qualidade”.

Quem também enalteceu a colaboração dos profissionais envolvidos no processo de elaboração do currículo foi a Coordenadora da Divisão de Educação Especial da Semed, Luciana Valquíria Gebert Nascimento. “A organização deste trabalho integrou diversos profissionais, para quem deixo meu reconhecimento e minha gratidão, em especial a equipe a qual eu faço parte, que todos os dias promove ações no sentido de fortalecer a base para uma Educação Inclusiva, com aporte às unidades escolares”.

Hoje pela manhã, o Seminário contou com as palestras da Ma. Patrícia da Silva Zanetti, que abordou sobre o atendimento educacional especializadona área da deficiência visual; a Dra. Sonia Mari Shima Barroco, com o tema ‘O autismo nas “Redes”: Considerações educacionais’; e a Ma. Maria Valdeny Ferreira Gomes, que discorreu sobre ‘Conhecer para identificar e atender o sujeito com Altas Habilidades/Superdotação, na perspectiva do desenvolvimento humano’.

Os participantes também puderam assistir, pela manhã, à apresentação do trabalho desenvolvido no Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Baixa Visão – CAP na Rede Municipal de Cascavel.

No período da tarde ocorre a apresentação do trabalho desenvolvido pelo Centro de Capacitação de Profissionais e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS, na Rede Municipal, e aas palestras ‘A Educação como direito humano: primeiro passo para a inclusão da pessoa com deficiência intelectual’, com a Dra. Neide da Silveira Duarte de Matos; ‘Participação: um direito de todos’, com a Dra. Aneline Maria Ruedell; e ‘Aquisição e desenvolvimento da linguagem da criança surda’, com a Dra. Tânia Aparecida Martins.

Assessoria