Cotidiano

A história por trás da foto de uma vítima do atentado de Londres

BRITAIN-SECURITY_WITNESSLONDRES – “Eu ouvi um barulho, olhei para trás e vi um homem caído a dez metros de mim”, contou Toby Melville, fotógrafo da agência de notícias Reuters. Melville estava fazendo fotos na região do Parlamento britânico para uma reportagem sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. Foi nesse momento que o homem caiu da calçada da Ponte de Westminster. Eram 14h30m (hora local).

? Havia muito sangue vindo de sua cabeça. Achei que fosse um terrível acidente ? contou.

Melville decidiu telefonar ir ao hospital próximo, o St. Thomas, alertar os médicos sobre o homem ferido. Foi quando viu uma outra pessoa, uma mulher, ferida no chão. Percebeu que não era uma coincidência.

? Entendi que era mais do que uma pessoa caída.

Pessoas corriam para ajudar os feridos. Algumas falavam em um carro avançando contra a multidão. Outras mencionavam tiros. Do alto da ponte, Melville começou a fazer mais fotos. Numa delas, uma mulher ajudava uma pessoa ferida, deitada no pavimento da ponte. Ele presenciava o ataque que deixou cinco pessoas mortas, incluindo o terrorista, e 40 feridas, revivendo o pesadelo de um atentado terrorista na capital britânica.

? Havia uma dezena ou mais de pessoas (feridas), algumas pareciam conscientes ? contou o fotógrafo.