Cascavel – A Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), em conjunto com a Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), realizará neste sábado (28), a partir das 9h, uma grande audiência pública para discutir o uso excessivo de agrotóxicos no Paraná. Líderes políticos, órgãos de fiscalização do governo do Estado, profissionais da agronomia, produtores agrícolas e especialistas no tema participarão do debate que ocorrerá na sede da Areac, em Cascavel.
De acordo com o presidente da Comissão, deputado estadual Rasca Rodrigues, o objetivo principal do encontro é buscar soluções que levem à redução do uso dos agrotóxicos no Estado. “A ideia não é apontar culpados, mas encontrar soluções e caminhos. Até porque todos nós sabemos que o uso excessivo de agrotóxicos é perigoso para a sociedade, perigoso para quem produz e para quem consume. Portanto, a solução está na conscientização do produtor, dos profissionais da agronomia e de quem fiscaliza”, explica Rasca.
Esclarecimentos
Já o presidente da Areac, engenheiro agrônomo Francisco Justo Jr., destaca que a audiência será um importante espaço para esclarecer publicamente as dificuldades dos profissionais e produtores. “Vamos colocar o ponto de vista dos profissionais e dos produtores, nossas dificuldades, e mostrar peculiaridades que levam ao uso dessa quantidade de agrotóxicos”, completa Justo.
Ranking
Segundo dados da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), o Município de Cascavel é o campeão em uso de agrotóxicos no Estado – com quase 2 mil toneladas em 2017. No mesmo período, em todo o Estado foram usados mais de 92 mil toneladas de agrotóxicos, colocando o Paraná como vice-campeão nacional no uso de veneno. O Brasil, por sua vez, é o campeão mundial no uso, com mais de 1 milhão de toneladas por ano, de acordo com estudos da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).
“O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo, há dez anos, e ao mesmo tempo tem a terceira maior produção agropecuária do mundo. A matemática não bate”, diz Rasca, que tem liderado na Alep os debates sobre uso excessivo dos agrotóxicos.
Presenças confirmadas
A audiência pública já tem confirmada a presença do promotor de Justiça de Cascavel Ângelo Mazzucchi Ferreira; o diretor da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak; o diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Adriano Riesemberg; o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso; o presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Ricardo Palma; o gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Marcílio Araújo; e o vereador Paulo Porto (PCdoB). A audiência pública é aberta a toda a população e será dado o direito de manifestação a quem se inscrever durante o evento.