O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, reuniu-se nesta quarta-feira (09) com dirigentes da Coopavel, que está promovendo o 31º Show Rural 2019, o maior evento de tecnologia direcionado ao Agronegócio, no Paraná. O diretor da Coopavel, Rogério Rizzard, apresentou ao secretário os temas que estarão presentes este ano, que terá como principal novidade o Show Rural Digital.
Ortigara destacou que o Instituto Emater estará presente com um espaço onde apresenta todas as técnicas e orientações agropecuárias exploradas no Estado e a ideia é promover cada vez mais a participação dos técnicos em assuntos da inovação. O secretário pretende, ainda, desafiar a participação dos colégios agrícolas paranaenses para que acompanhem a evolução tecnológica no setor do Agronegócio
A feira será em Cascavel, de 4 a 8 de fevereiro, com a expectativa de atrair 300 mil pessoas, a maioria produtores rurais em busca de inovações em suas propriedades. Outra novidade será a participação de empresas de energia alternativa, de olho na expansão desse setor no meio rural.
O Show Rural Digital, cujo tema principal será “Nós somos a Mudança”, já nasce com a participação de 100 empresas startups ligadas ao setor do Agronegócio que vão apresentar o que existe de mais moderno e inovador para auxiliar o produtor e a propriedade rural.
As empresas serão reunidas num espaço de 2.800 metros quadrados, onde vai acontecer também o hackathon, que visa atrair os jovens, filhos de agricultores. A ideia é envolver os jovens para prepará-los para atuar no mundo do Agronegócio. No evento de tecnologia, 10 equipes vão apresentar soluções para os desafios do Agronegócio. A equipe vencedora vai ganhar uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.
Segundo Rizzardi, o objetivo este ano é ajudar a pensar como será a agricultura amanhã. “Essas empresas já estão pensando nisso e estão preparadas para atender essa agricultura e dar respostas ao campo”, afirmou.
A Ocepar fará o Fórum de Profissionais de TI 2019, que contará com a presença de grandes nomes e personalidades da área da inovação. Entre eles o presidente da HPE (Hewlett Packard Enterprise) Brasil, Ricardo Brognoli; o country manager da Aruba no Brasil, Eduardo Gonçalves, e o CEO e fundador da Totvs, Laércio José de Lucena Cosentino.
Outras empresas de tecnologia também confirmaram presença como Microsoft, Cisco, PTI de Itaipu, Coca-Cola, Sebrae e Labs do Banco do Brasil, entre outras.
Segundo o coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto, as empresas vão apresentar projetos de inovação e tecnologias para o Agronegócio, uma das cadeias produtivas que mais cresce e promove transformações no Brasil e no mundo.
“O objetivo nesse ambiente será estimular novos negócios, disseminar experiências inovadoras e criar ideias para a agropecuária do amanhã”, destaca.
Estarão participando também empresas e setores representantes da Agricultura, Avicultura, Pecuária e Suinocultura, Instituições Financeiras, Máquinas, Meio Ambiente, Veículos, Instituições e Pesquisas. Também estarão representados os setores de Apicultura, Ervas Medicinais, Fruticultura, Indústria Caseira, Olericultura, Ovinocultura, Piscicultura, entre outras.
O evento é destinado a produtores rurais, agropecuaristas, CEOs, profissionais de Tecnologia da Informação e Design, criadores de startups, empresários das áreas de tecnologia e inovação, engenheiros, jovens agricultores e pecuaristas, investidores, diretores de grandes empresas do agronegócio e estudantes de cursos ligados à tecnologia e à agropecuária. “Todos terão a chance de trocar informações, fazer e prospectar negócios e fortalecer suas redes de contatos”, afirma Neto.
Serviço: 31º Show Rural 2019.
Dias: 4 a 8 de fevereiro.
Horário: 8 às 18h.
Endereço – Coopavel – BR-277 km 577 Cascavel – PR.