Cotidiano

Doações de sangue têm dias diferenciados com feriados

Por conta do feriado de Páscoa, o Hemocentro de Cascavel não atendeu coletas nos dias 14, 15 e 16 de abril. O serviço será retomado normalmente amanhã (17), a partir das 8h. Na quinta-feira (13), a unidade funcionou apenas para a coleta de plaquetas, com horários agendados.

Para manter os estoques das bolsas de sangue regulados, o Hemocentro precisa receber pelo menos 80 doadores todos os dias. Isso porque a unidade abastece os 25 municípios da 10ª Regional de Saúde de Cascavel. Durante os feriados prolongados, como o da Páscoa e nesta semana o de Tiradentes, é normal que haja queda na regulagem. No entanto, o apelo se estende para esta semana. Após o retorno do feriadão, as doações de sangue podem ser feitas no Hemocentro, das 7h30 às 11h, sem fechamento para almoço, e das 13h às 16h. A orientação é de que os voluntários agendem a doação pelo 3226-4549, no Serviço Social.

Vale lembrar que na sexta-feira, no sábado e no domingo próximo, de 21 a 23 de abril, também não haverá coletas devido ao feriado de Tiradentes na sexta-feira.

COMO DOAR

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado. O doador também precisa apresentar documento oficial com foto. Os homens podem doar sangue a cada 60 dias, e no período de 12 meses até quatro doações. Já as mulheres podem realizar três doações no ano, com intervalo de 90 dias cada.