Está no ar a partir desta quinta-feira (3) um conteúdo especial da plataforma Conexão Ciência – C². Serão quatro semanas de publicações que vão comemorar o Mês da Mulher.
O Conexão Ciência é a concretização de um sonho de promover a divulgação científica na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e tornou-se realidade a partir de uma parceria da PEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A plataforma retornou ao ar em janeiro, com novo layout, depois de sete meses de reportagens veiculadas, em 2021.
A divulgação científica é um conjunto de ações que se propõe a divulgar os conhecimentos produzidos pela ciência, utilizando as mais diferentes estratégias, de uma maneira acessível ao público leigo. A proposta do C² é produzir material multimídia e organizar discussões e debates sobre os mais diferentes assuntos que mobilizam a sociedade.
MARÇO – Quinze mulheres que atuam na Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram escolhidas para falarem das carreiras e da atuação de cada uma no período de pandemia. Isso vai acontecer durante este mês, em que se comemora o Dia da Mulher – 8 de março.
“Essa é uma forma que encontramos de falar da mulher cientista e da mulher que, como bilhões de outras pelo mundo, precisa bater muito na mesa para vencer o preconceito e a discriminação de gênero”, disse a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, que é a coordenadora-geral do C², Débora de Mello Gonçales Sant’ Ana.
A equipe do C² decidiu não divulgar os nomes com antecedência para criar expectativa nos leitores. Os textos compõem a série Ciência – Substantivo Feminino e foram escritos por jornalistas que fazem parte o rol de bolsistas da PEC.
Além disso, um grupo de estagiárias da Pró-Reitoria, alunas do curso de Comunicação e Multimeios, produziram podcasts. Essa série de material sonoro que traz a voz das mulheres cientistas e servidoras da UEM ganhou o nome de Donas da Ciência.
“A ideia é que esses primeiros podcasts sejam o embrião de uma série enorme, quase infinita, de mulheres que fazem ciência não só na UEM como em todas as universidades públicas do Paraná”, afirma a coordenadora-executiva do projeto, a jornalista e assessora de Divulgação Científica da PEC, Ana Paula Machado Velho. “Porque esse é o objetivo do C², ser uma plataforma de divulgação científica que dê visibilidade às pesquisas e às tecnologias desenvolvidas no nosso Estado, por meio da atuação das nossas universidades e com recursos aplicados pelos governos estadual e federal”.
A arte da home da plataforma foi pensada pela equipe de ilustradores do C² e bolsistas que fazem parte do curso de Design da UEM, localizado no câmpus de Cianorte, sob a supervisão do professor de Comunicação e Multimeios, Tiago Lucena. A edição Ciência – Substantivo Feminino já está no ar.
Serviço:
AEN