Ao longo dos anos, diversas pesquisas indicaram uma série de benefícios impressionantes ao simples ato de escrever as coisas pelas quais somos gratos. Melhor sono, menos sintomas de doenças e mais felicidade são só alguns desses ganhos.
Em muitos estudos, as pessoas são simplesmente instruídas a registrar cinco coisas que experimentaram na semana anterior pelas quais gostariam de agradecer. As anotações também devem ser breves, ou seja, apenas uma única frase. E elas variam desde “obrigado por acordar bem” até “sou feliz pela generosidade dos meus amigos”.
Por que essa prática em particular pode fazer tanto bem para nossa mente e corpo? “Manter um diário da gratidão significa realmente nos forçar a prestar atenção nas coisas boas da vida que, de outra forma, consideraríamos garantidas”, explica Flora Victoria, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia.
Além disso, segundo a especialista, escrever ajuda a organizar os pensamentos e nos permite aceitar nossas experiências. “Em essência, contribui para que você veja os eventos positivos que acontecem ao seu redor e crie um significado para sua existência”, completa.
De acordo com Flora, que também é Embaixadora da Felicidade no Brasil pela World Happiness Summit, há algumas dicas que podem fazer os diários da gratidão funcionarem ainda melhor. Para tanto, ela cita o que diz Robert Emmons, professor da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos e um dos maiores especialistas neste tema.
1) Não faça só por fazer: o diário é mais eficaz se você primeiro tomar a decisão consciente de se tornar mais feliz e grato. A motivação para se tornar mais feliz é o que desempenha um papel na eficácia da atividade.
2) Especifique: elaborar em detalhes sobre uma coisa particular pela qual você é grato traz mais benefícios do que uma lista superficial de inúmeras coisas.
3) Seja pessoal: focar nas pessoas a quem você é grato tem mais impacto do que focar nas coisas pelas quais você é grato.
4) Experimente a subtração, não apenas a adição: uma maneira eficaz de estimular a gratidão é refletir sobre como seria sua vida sem certas bênçãos, em vez de apenas contabilizar todas as coisas boas.
5) Saboreie surpresas: tente registrar eventos que foram inesperados ou surpreendentes, pois eles tendem a desencadear níveis mais fortes de gratidão.