Política

TCE aprova auditoria em obras do BID

Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aprovou o Relatório de Auditoria no Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) executado pelo Município de Cascavel em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A auditoria se refere ao ano de 2016. Durante seus cinco anos de execução, o programa tem custo total estimado em US$ 57,5 milhões (aproximadamente R$ 181,125 milhões). Metade desse valor corresponde ao financiamento do BID e a outra metade, à contrapartida local.

O PDI teve início em 2013, em contrato firmado entre o BID e o Município de Cascavel. Os principais objetivos da parceria são a melhoria no sistema viário e no transporte público, ampliação de ofertas de serviços sociais à população mais vulnerável, além de fortalecer a capacidade da gestão urbana e ambiental do município.

 

Relatório

O Relatório de Auditoria foi elaborado pela Coordenadoria de Fiscalizações Específicas (Cofe), unidade técnica do TCE-PR, e compreende as informações do fluxo de caixa, origens, aplicações de recursos, pagamentos pendentes de justificativa ao banco, além da verificação dos demais investimentos efetuados naquele ano pelo programa. A Cofe constatou que, em 2016, a coordenação do programa cumpriu o seu papel, estabelecido junto ao BID e atribuído pelo Decreto Municipal nº 11.473/14.