Política

Informe da redação: Trevo Cataratas, respiradores e Delegacia Cidadã 

Agora sai o Trevo Cataratas

Praticamente dois meses antes do previsto pela própria Ecocataratas, o governador Ratinho Junior assina na próxima segunda-feira a ordem de serviço para a construção do novo Trevo Cataratas. A solenidade será às 16h no pátio do Posto Shell, que fica no trevo. A obra será construída com recursos do termo de leniência firmado ano passado entre a concessionária e o Ministério Público Federal. Segundo o DER, o valor ainda não está fechado, e deve sair dos R$ 130 milhões a serem devolvidos em investimentos. A expectativa é de que sobre ao menos 30% para trechos de terceira faixa que foram solicitados pelo governo do Estado. Apesar da pressa do governo e da própria Prefeitura de Cascavel, que esperavam que as máquinas estivessem na pista ainda no início do ano, os prazos contratuais deram à Ecocataratas até julho para ela entregar os projetos e, após revisão e autorização do DER, ela teria até outubro para iniciar os trabalhos. No governo, a informação oficial é de que ainda não há valores definidos, e ninguém soube dizer qual a mágica para antecipar tudo em dois meses.

Veja como deve ficar a obra:

 

Respiradores

Os hospitais do Paraná têm uma proporção similar de respiradores/ventiladores mecânicos por habitante que a média nacional. São 2.724 moradores para cada respirador, bem próximo da média nacional, de 2.759. Os dados são de uma análise da Associated Press com base em informações divulgadas pelo DataSUS relativas a junho. Desde janeiro, o número de respiradores em hospitais paraenses cresceu 11%, de 3.778 para 4.197, já o Brasil cresceu 17%, com total de 76.180.

Regionalização

Assim como no País, dentro do Estado existem realidades diferentes. Na 14ª Regional de Saúde (Paranavaí), por exemplo, há um respirador para cada 12.544,3 habitantes, 4,5 vezes a média nacional. Já a 9ª Regional (Foz do Iguaçu) tem a menor proporção: 1.821,7 pessoas por aparelho. Isso equivale a uma proporção que é 0,7 vez a média nacional.

Delegacia Cidadã

O deputado estadual Gugu Bueno obteve do secretário de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho, a confirmação de que até o começo de setembro ocorrerá a licitação da Delegacia Cidadã de Cascavel, projeto que acumula poeira na gaveta há anos. A estrutura deve ter 1.800 metros quadrados, com três pavimentos, e custo de R$ 7 milhões.

Infectado

Depois do prefeito de Cidade do Leste, Miguel Prieto, agora o governador do Departamento de Alto Paraná, Roberto González Vaesken, testou positivo para o novo coronavírus. Vaesken é obeso e tem diabetes.

Epicentro

Até a última quarta, o Paraguai tinha 6.060 casos confirmados de covid-19, dos quais 4.839 recuperados e 1.160 ativos. As mortes subiram para 61. O Departamento de Alto Paraná, em especial Cidade do Leste, é hoje o epicentro da pandemia no Paraguai. O estado concentra 2.256 casos fora de albergues, ou seja, 45,7% do total no país.

E a ponte?

Nesta semana, prefeitos de Cidade do Leste e de Foz do Iguaçu se reuniram para discutir ações que possam permitir a reabertura da Ponte da Amizade, fechada desde 18 de março. Será feito um estudo de risco sanitário, o que deve demorar ao menos duas semanas, para só então voltarem a conversar com os governos paraguaio e brasileiro. Até lá, a ponte deve continuar fechada.