Invasões x Reforma Agrária
O ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) afirmou que invasões de terra dificultam o processo de reforma agrária. Segundo ele, invadir terras não faz sentido em um governo com diálogo com movimentos sociais como o do presidente Lula (PT). “Terra invadida não é passível de reforma agrária. Quer conseguir reforma agrária? Não vai ser com invasão de terra. Ao contrário. Vai dificultar o processo”, disse durante audiência na Câmara.
“Esculacho”
O ex-presidente Jair Bolsonaro classificou como “esculacho” a operação da Polícia Federal que apura suspeita de fraude em dados do Ministério da Saúde. Bolsonaro ainda negou ter adulterado seu cartão de vacinação. “Não existe adulteração da minha parte. Não tomei a vacina. Ponto final”, disse o ex-presidente.
Na 2° Turma
A presidente do STF, ministra Rosa Weber, deferiu pedido formulado pelo ministro Dias Toffoli de transferência para a Segunda Turma da Corte. O colegiado contava com uma vaga após a recente aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.
Amaro no GSI
O presidente Lula decidiu indicar o general da reserva Marco Antônio Amaro, para o comando do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). O convite ao militar foi feito oficialmente ontem (3) em reunião com o presidente e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
Integração e cooperação
O Governo do Paraná está reforçando as ações de integração, cooperação e concretização de soluções e alternativas para gestão de resíduos sólidos urbanos. Profissionais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável se reuniram com representantes do grupo R-20, que tem o propósito de agrupar os municípios em regiões para atuarem associadamente na gestão adequada dos resíduos sólidos.
Subsidiaria da Copel
Equipe da Sétima Inspetoria de Controle do Tribunal de Contas do Paraná realizou fiscalização in loco na sede da Mata de Santa Genebra (MSG), subsidiária da Copel, com operação comercial em São Paulo. O empreendimento pertence à Mata de Santa Genebra Transmissão, que tem como acionistas a Copel Geração e Transmissão, com 50,1%; e Furnas, com 49,9% de participação.
Alerta de gastos
Em 2022, o Tribunal de Contas do Estado emitiu alertas de gastos com pessoal a 79 municípios paranaenses, o que representa 20% do total, de 399. Embora alto, o número representa redução expressiva em relação ao ano anterior, quando foram expedidos alertas a 133 administrações municipais – correspondente a 33% do total. A situação aponta crescimento da preocupação com o rigor fiscal na administração pública.
Ex-vereador nomeado
O ex-vereador de Cascavel Aldonir Cabral (PL) foi nomeado pelo prefeito Leonaldo Paranhos como assessor especial na Secretaria de Cidadania, da Proteção à Mulher e Política sobre Drogas. Cabral estava fora da vida pública desde novembro de 2022, quando o PL teve a Chapa cassada por decisão judicial e os vereadores Cabral e Celso Dal Molin, perderam o mandato.
Outras nomeações
No mesmo decreto que confirmou a nomeação de Cabral, foi publicada a exoneração de Luiz Ernesto Meyer Pereira, que ocupava a secretaria da Cultura. Para o lugar de dele, foi nomeado interinamente o secretário de Comunicação, Jefferson Lobo, que passa a acumular as duas pastas.