Política

Horário eleitoral inicia hoje com novas regras de distribuição de tempo

O tempo de cada legenda ou coligação ficou definido no Plano de Mídia das Eleições 2022, aprovado pelo TSE

Horário eleitoral inicia hoje com novas regras de distribuição de tempo

Brasília – O horário gratuito de rádio e televisão para o primeiro turno das eleições começa hoje (26) e vai até 29 de setembro. O tempo de cada legenda ou coligação ficou definido no Plano de Mídia das Eleições 2022, aprovado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na hipótese de ocorrer segundo turno para o cargo de presidente da República, o TSE vai elaborar uma nova previsão.

O período oficial de campanha eleitoral dos candidatos registrados para disputar as eleições de 2022 começou em 16 de agosto. Desde aquela data já estão liberados comícios, caminhadas, distribuição de panfletos e propaganda na internet. Com o início da propaganda eleitoral gratuita, começam a ser reproduzidos os materiais de propaganda dos candidatos no rádio e televisão.

Consta do plano de mídia a ordem e o tempo de veiculação da propaganda (em bloco e inserções) que cada partido ou coligação terá para promover suas candidaturas. A ordem para o primeiro dia da propaganda foi definida por sorteio e ficou da seguinte forma: PTB (legenda de número14); União Brasil (44); Partido Novo (30); Coligação Brasil da Esperança (13); Coligação Brasil para Todos (15); Coligação Pelo Bem do Brasil (22) e PDT (12).

A norma explicita que a propaganda do partido político, da federação ou da coligação que for veiculada por último será a primeira a ser apresentada no dia seguinte, seguido pelos demais programas estabelecidos no sorteio. A regra faz referência às transmissões divididas em blocos.

 

As inserções

Com base nas chamadas sobras eleitorais, critério que leva em conta as vagas não preenchidas nas eleições proporcionais após a divisão dos votos pelo número de cadeiras, o plano definiu que a coligação Brasil para Todos, o partido Novo e a coligação Brasil da Esperança ganharam, cada uma, mais uma inserção no total. Com isso, o tempo diário de propaganda e a quantidade de inserções de cada legenda ou coligação foram estabelecidos da seguinte forma: Coligação Brasil da Esperança: 3 minutos e 39 segundos / 287 inserções; Coligação Pelo Bem do Brasil: 2 minutos e 38 segundos / 207 inserções; Coligação Brasil para Todos: 2 minutos e 20 segundos / 185 inserções; União Brasil: 2 minutos e 10 segundos / 170 inserções; PDT: 52 segundos / 68 inserções; PTB: 25 segundos / 33 inserções; Partido Novo: 22 segundos / 30 inserções.

Pela regra, só têm direito ao horário eleitoral os partidos políticos que obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 3% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 2% dos votos válidos em cada uma delas; ou tiverem elegido pelo menos 15 deputados federais em pelo menos um terço das unidades da Federação.

 

No Paraná

No Paraná, o governador Ratinho Junior (PSD) e o senador Alvaro Dias (Podemos), são os candidatos que terão mais tempo de tevê e rádio. De acordo com a distribuição do tempo, Ratinho Junior terá 9 minutos de inserções diárias para propaganda de rádio e televisão, além de 6 minutos e 31 segundos de programa eleitoral, que serão exibidos de segunda a sábado. A coligação do governador conta com seis partidos: PSD, Republicanos, Progressistas, PL, MDB e União Brasil.

Roberto Requião, candidato do PT, terá 2 minutos e 48 segundo de inserções diárias e 2 minutos de programa eleitoral.  Ricardo Gomyde (PDT), 57 segundos de programa e 1 minuto e 19 segundos de inserções. Professora Angela Machado (Psol), 31 segundos de programa eleitoral e 44 segundos se inserções. Os demais candidatos ficarão fora do horário eleitoral por conta dos partidos não terem representatividade na Câmara dos Deputados.

 

Senado

Já na disputa pelo Senado, Alvaro Dias terá 1 minuto e 18 segundos, para o programa eleitoral e 3 minutos e 40 segundos para inserções diárias. O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil), terá 1 minuto e 3 segundos para o programa eleitoral e 2 minutos e 57 segundos para inserções diárias.  A candidata Rosane Ferreira (PV), terá 55 segundos de programa eleitoral e 2 minutos e 34 segundos de inserções.  Paulo Martins (PL), e Orlando Pessuti (MDB), terão 28 segundos cada de programa eleitoral e 1 minutos e 20 segundos de inserções. Desiree Salgado (PDT) terá de 24 segundos de programa eleitoral e 1 minutos e 8 segundos de inserções. Laerson Martins (Psol), 11 segundos de programa eleitoral e 33 segundos de inserções. Aline Sleutjes do Pros terá 9 segundos de programa eleitoral e 26 segundos de inserções.

 

Denuncie irregularidades pelo Pardal

E desde a liberação da propaganda eleitoral, também está disponível o aplicativo “Pardal” para que o eleitor denuncie propagandas eleitorais irregulares de maneira fácil e confidencial. Nas últimas eleições foram realizadas 105.543 denúncias efetivadas. O Pardal está habilitado para o recebimento de denúncias de propaganda eleitoral irregular, e ao final disponibilizará um link, para que a eleitora e o eleitor acompanhem todo o andamento do processo. O sistema foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets e está disponível para download na Apple Store e Google Play.