Política

Esplanada: covid-19, Cristiane Brasil e Sara Winter

Saldo no azul, dados no vermelho

Enquanto os números de contaminados e óbitos crescem meteoricamente há duas semanas, desde as autorizações em várias capitais – por governadores e prefeitos – de reabertura do comércio, o governo abriu crédito extraordinário de R$ 639 milhões para reforçar o combate à covid-19. A verba sairá de ações direcionadas dos Ministérios da Educação, Justiça e da Família & Direitos Humanos. A destinação é ampla, não apenas para a área de saúde. Tem de apoio à educação básica, passando por compra de veículos para transporte escolar, até para programas variados do front hospitalar.

Pai pra filha

Filha de Jefferson – que anda nervoso -, Cristiane Brasil vai assumir em breve, de vez, a presidência nacional do PTB. Com as bênçãos do pai, mas sem sua poderosa sombra.

***Catapultada

A sumida ativista Sara Winter vai se filiar ao PTB e se candidatar a deputada federal por São Paulo. Se a Justiça permitir, fará campanha em São Carlos, sua cidade natal.

***Cerco

A corregedoria da Polícia Civil de Goiânia cerca um delegado, e o Ministério Público do Estado está de olho na… Corregedoria, neste caso. A Coluna acompanha a tramitação.

Alzheimer…

Um leitor ávido por história política do Brasil fez uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (nº 888/20), por e-mail, sobre os nomes dos eleitos para senador pelo Rio Grande do Sul em 1950, e para deputado federal em 1970. Para surpresa, o departamento de pesquisa do Tribunal avisou que não encontrou nada no acervo digital.

… eleitoral

Curioso é que o mesmo departamento do TSE tem dados sobre as eleições de 1958, 1962 e 1966. Em tempo, segundo a Corte anunciou, mais de 147 milhões de brasileiros estão aptos a votar este ano nas municipais.

Cabra macho

O oficial de Justiça (já sabe de cor o endereço) visitará a casa do ex-governador Ciro Gomes. Numa entrevista recente, o presidenciável do PDT chamou de “bandida nazifacista” a ministra da Família & Direitos Humanos, Damares Alves – associando a ela alguns encrenqueiros como Sara Winter e um xingador de enfermeiras preso.

Recado jurídico

Abertamente, no seu jeito tiazona, Damares – que sonhava prender governadores, conforme reunião vazada no Palácio – avisou: “Nos veremos nos tribunais”. Até o fechamento da edição, Ciro não nos respondeu.

***Calma, doutor

O Recife virou a capital de processos contra jornalistas: além dos blogs de Magno Martins e de Noélia Brito, tem o do deputado Daniel Coelho (Podemos). Por conta da dos “respiradores para porcos”, expressão muito utilizada nas redes sociais para as encrencadas compras de equipamentos contra a covid. O prefeito Geraldo Júlio entrou  na Justiça para proibir o termo nas citações.

 

MERCADO

Aulão liberal

Um time de peso confirmado para o Fórum de Liberdade e Democracia, que será virtual este ano. A sétima edição do evento, de 1º a 3 de setembro, terá, entre outros, Jorge Paulo Lemann (3G Capital), Yvonne Cagle (Nasa), Jeffrey Tucker (economista americano), Cristina Junqueira (Nubank) e Hernan Kazah (investidor, criador do Mercado Livre).

Entrada digital

O evento promovido pelo Instituto de Formação de Líderes de São Paulo terá o valor simbólico de R$ 17,76 para acesso às palestras no https://www.forumsp.org/.

***“Crime” e castigo

A vaidade entrega os malandros. A Justiça do Trabalho da 3ª Região de Minas ratificou demissão por justa causa de um cidadão de Uberlândia que apresentou atestado médico para faltar às funções de 19 a 21 de fevereiro de 2019. O mesmo postou fotos de passeios nas suas redes sociais no período citado.