Cascavel – Secretários municipais de Cascavel participam desde ontem (25) do encontro nacional promovido pela a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), a XXIII Marcha dos Prefeitos que reúne prefeitos, vereadores e gestores municipais de todo o Brasil. O evento acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na capital federal.
A abertura oficial do evento acontece nesta terça-feira (26), porém, ontem já iniciaram os painéis técnicos sobre Finanças, Contabilidade Municipal e Piso do Magistério, entre outros. O evento, que segue até quinta-feira (28), tem estimativa de público de cerca de oito mil pessoas. De Cascavel, foram para o evento a secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse da Silva Pohl, o secretário de Finanças, Edson Zorek, e a gerente de Captação e coordenadora do projeto, Susana Souza.
Edson Zorek, disse que durante o evento serão tratados temas importantes relacionados as diversas secretarias e ligados a finanças, assuntos tributárias, planejamento e gestão, além da reforma tributária e do piso de profissionais, além da reforma de previdência. “Precisamos acompanhar e estar por dentro para buscar novas soluções. Isso é de extrema importância para a gestão municipal”, reforçou o secretário.
Além disso, Zorek lembrou que Cascavel participa do Programa Inova Juntos e que ele, como representante municipal, estará apresentando o “Programa Compra Legal”, que mudou a forma de licitação na cidade, transformando o setor em um ambiente de negócio. Dos 5,5 mil municípios, 20 deles estarão participando de um intercâmbio de desenvolvimento econômico, com é o caso de Cascavel.
O Projeto Inova Juntos destaca espaço para exposição das “excelentes ações de governanças municipais” para que, na troca cooperada, municípios ensinem e aprendam entre si, soluções para problemas reais. A apresentação de Cascavel está agendada para hoje (25) e terá como palestrante o próprio Edson Zorek.
Além das palestras e intercâmbios, Zorek destacou que os representantes de Cascavel aproveitam a viajam para verificar alguns recursos que estão para ser liberados em Brasília, entre eles, no Ministério de Desenvolvimento Regional, para a Defesa Civil, e também no Ministério das Cidades e captação de recursos para outras áreas. “Queremos trazer novidades e estar por dentro de assuntos importantes para a cidade”, disse o secretário.
Compra legal
O Programa Compra Legal foi instituído por meio de decreto em setembro de 2020. Ele instituiu o plano estratégico das compras governamentais no âmbito da Administração Pública Municipal, tendo como foco do processo uma visão proativa, multidimensional e que envolve todo o ciclo de compras.
O objetivo é de buscar mais agilidade, eficiência e transparência no trato dos recursos públicos destinados às compras governamentais, promovendo a padronização dos produtos e serviços, avanços tecnológicos, treinamento e qualificação dos servidores envolvidos, ampliação dos prazos e meios de divulgação das compras governamentais.
O decreto que orienta o programa prevê a contratação de produtos e serviços das micro e pequenas empresas, local e regional, com finalidade de ampliação e a qualificação das compras locais e regionais. Para isso, algumas ações prioritárias foram instituídas, para destacar os grupos de produtos e serviços que possam ser fornecidos por micro e pequenas empresas e padronizar as especificações dos produtos e serviços.
Foto: Reprodução/Edson Zorek