Política

Ato das centrais sindicais em prol de Lula promete movimentar Curitiba

Primeiro de Maio na Capital terá evento unificado, com passeata e shows

As sete centrais sindicais do País farão um ato unificado em Curitiba para celebrar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, amanhã, no 1º de maio. A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, detido desde o dia 7 de abril por determinação do juiz federal Sérgio Moro, reponsável pelas ações penais da Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba, fez com que a capital paranaense fosse escolhida para sediar o encontro inédito. Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), no bairro Santa Cândida. O ato unificado de primeiro de maio está marcado para ocorrer na Praça Santos Andrade, a partir das 13 horas. A expectativa da organização é que pelo menos 25 mil pessoas participem do evento. 

O ato no Centro de Curitiba ao longo da tarde contará com shows de artistas locais e nacionais, como Beth Carvalho, Maria Gadú, Renegado, Ana Cañas. Às 16 horas deve haver ato político com presença de presidentes das centrais sindicais, representantes de movimentos sociais, além de parlamentares e outras autoridades. 

Antes disso, durante a manhã, o grupo de apoiadores do ex-presidente Lula que permanece acampado desde o dia 7de abril no entorno da PF deve recepcionar caravanas de todo país. No fim da manhã, deve ser realizada uma passeata até a Praça Santos Andrade, onde o ato principal pela liberdade de Lula deve ocorrer.

Por isso, há expectativa de que haja aglomeração de pessoas no entorno da PF logo cedo no feriado. Todos devem participar das atividades habituais do acampamento – como o ato diário chamado “bom dia, presidente Lula”, a partir das 9 horas, e logo em seguida partir em direção à praça. O percurso da passeata, de 8 km, deve causar interdições no trânsito de pelo menos sete bairros da cidade no feriado.