Policial

Presos tentam fugir novamente

A mais recente tentativa aconteceu na tarde de ontem

Cascavel – Duas fugas e duas tentativas de fuga já foram registradas este ano na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel). A mais recente tentativa aconteceu na tarde de ontem, quando dois detentos, que estavam em uma área chamada “disciplina”, quebraram a entrada de ar da cela.

De acordo com o diretor da unidade, Ari Batista, no local havia três homens. “Quando há alguma transgressão disciplinar dentro da Penitenciária, esses presos ficam separados dos demais por um período de tempo e hoje [ontem] eles quebraram a parte superior da cela e acabaram caindo em uma das galerias”.

Segundo Ari, a movimentação foi percebida pelos agentes da unidade. “Temos monitoramento e também funcionários que ficam 24 horas por dia, todos os dias, atentos a qualquer tipo de anormalidade”.

Mesmo que a ação não fosse percebida pelos agentes, o diretor acredita que dificilmente os presos conseguiriam seu intento. “Para ter acesso a qualquer outra parte da Penitenciária eles precisariam quebrar mais alguma coisa, serrar algo, e isso não é tão simples”.

CASOS ANTERIORES

No dia 19 de janeiro nove presos conseguiram escapar da unidade. Eles serraram as grades de uma cela e da galeria e acessaram o pátio. Com uma corda feita de lençóis e roupas, escalaram o muro e se evadiram. Dois foram flagrados pelos agentes ainda dentro da unidade e outros dois recapturados dias após a fuga. Cinco permanecem foragidos.

N o dia 22 de fevereiro outros dois presos conseguiram fugir. De acordo com o Depen (Departamento Penitenciário do Estado), eles estavam no pátio e escalaram as paredes até o telhado e caminharam até o muro da unidade. Assim que os agentes perceberam a movimentação, conseguiram impedir a fuga de outros três presos.

Já no dia 10 de março, uma nova tentativa de fuga foi evitada na unidade. Um detento foi flagrado serrando a trava de segurança de uma das celas.

PM FERIDO

Na tarde de ontem, socorristas do Siate foram chamados à PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) para atender um policial militar que estava ferido. Ele teria se envolvido em uma briga com um detento que tentou fugir durante a manhã da unidade. Os dois entraram em luta corporal e o policial teve uma torção no tornozelo.