Cotidiano

Zona oeste está a um passo do novo parque

A promessa de que um Parque Linear ganhará forma no entorno do Córrego Bezerra, na baixada da Avenida Brasil, região do Bairro Santa Cruz, zona oeste de Cascavel, é antiga, bem antiga… mas agora está pertinho de sair do papel.

É que, com o projeto para o empreendimento milionário já concluído, a Prefeitura de Cascavel pôs em trâmite a licitação. O valor máximo previsto para a grande obra é de R$ 16.305.292,30. A empresa que apresentar a melhor proposta ficará responsável pela execução e será conhecida no dia 1º de outubro.

Embora a prefeitura não tenha previsão de quando a construção do parque será iniciada, já é certo de que após a assinatura da ordem de serviço o prazo para execução é de 300 dias.

Ao contrário do Ecopark do Morumbi, financiado por recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) por meio do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado), o Parque Linear na região oeste faz parte de convênio entre poder público e a Itaipu. O Município terá contrapartida de aproximadamente 20% no valor da obra.

Além dos recursos provenientes de diferentes esferas, os projetos dos parques também são distintos. “A diferença principal é que no Morumbi há edificações como o CCI e equipamentos de esporte, cultura e lazer, e no Parque Linear do Córrego Bezzera, não”, explica o Instituto de Planejamento.

A área que hoje está coberta pela mata dará lugar a uma série de espaços para o lazer da população. “Haverá pista de caminhada, ciclovia, estacionamento, lago, horta escola e ‘parcão’, local de convivência de animais de estimação – cães -, bicicletário, proteção do córrego e da mata ciliar”, informa o instituto.

Mesmo sem os primeiros sinais de mudanças na extensão, quem vive por perto está feliz com o que está por vir. “É um projeto que vai valorizar muito mais o bairro e dará mais qualidade de vida à população”, destaca o presidente da Associação Esportiva do Bairro Santa Cruz, Valdecir Duarte.