Cotidiano

Zona do euro suspende programa de alívio da dívida grega

BRUXELAS – As instituições credoras da zona do euro suspenderam nesta quarta-feira a aplicação do acordo de ajuda financeira à Grécia, que prometia medidas de alívio da dívida a curto prazo. O medida foi tomada após o governo grego propor pagar, em parcela única, todos os pensionistas em dezembro, informou o Mercanismo Europeu de Estabilidade.

Os ministros das Finanças da zona do euro fecharam acordo no último dia 5 para garantir alívio à dívida grega, para ajuda o país a reduzir suas obrigações financeiras em 20 pontos percentuais do PIB em 2060.

No entanto, em 8 de dezembro, o primeiro-ministro Alexis Tsipras afirmou, sem consultar os credores, que o governo destinaria ? 617 milhões no pagamento de benefícios a aposentados de baixa renda antes das festas de fim de ano, tendo em vista que a Grécia havia superado seu objetivo de superávit primário em 2016.

?Após as propostas recentes do governo grego para gastar recursos fiscais adicionais em pensões e imposto sobre valor acrescentado, nossos organismos de governo suspenderam temporariamente suas decisões?, informou o MEE. ?As instituições estão avaliando no momento o impacto das decisões governamentais gregas frente aos compromissos e objetivos do programa. Depois analisaremos a avaliação das instituições e posteriormente decidiremos como proceder.