Cotidiano

Youtuber contratado pelo MEC faz postagens preconceituosas no Twitter

tweets.jpg

RIO ? O youtuber Lukas Marques, contratado pelo Ministério da Educação (MEC) para defender a reforma do ensino médio, teve uma série de tweets preconceituosos e racistas revelados em sua conta na rede social. As postagens foram resgatadas por internautas depois da polêmica envolvendo o canal “Você Sabia?”, onde foi publicado o vídeo falando sobre a reforma.

As postagens feitas por Marques atacam homossexuais, mulheres, negros e a ex-presidente Dilma Rousseff. Em seu perfil no Twitter, o youtuber se desculpou pelos posts, dizendo que “nunca teve a intenção de ofender ninguém”. Também foi publicado um comunicado no Facebook do “Você Sabia?” se posicionando sobre a campanha feita para o MEC.

tweet desculpa

Alguns internautas comentaram a postagem no Facebook condenando a dupla por ter aceitado fazer propaganda com dinheiro público. Os tweets racistas não passaram impunes pelos internautas. O número de assinaturas do “Você Sabia?” também diminuiu depois da polêmica.

comentarios.jpg

A polêmica envolvendo o canal começou depois que Marques e seu parceiro, Daniel Mologni, foram acusados de fazer propaganda velada, quando não há nenhuma sinalização de que o conteúdo é pago. Porém, a dupla afirma que o vídeo sobre a reforma do ensino médio sempre teve a sinalização de que se tratava de uma postagem paga.

dupla.jpg

O MEC alegou que os influenciadores digitais complementam sua estratégia de comunicação porque falam diretamente com o público jovem. Segundo a pasta, a contratação dos serviços de produção e veiculação do vídeo é de responsabilidade da agência de propaganda contratada por meio de licitação. No total foram contratados seis youtubers por R$ 295 mil.

A pasta declarou ainda que as posições pessoais dos youtubers não refletem o pensamento do ministério e nem do governo.