Cotidiano

XIV: Família pede ajuda

Uma família que mora no Bairro XIV de Novembro, em Cascavel, precisa de ajuda. Avaristo Rodrigues dos Santos, de 53 anos, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) há três meses e desde a infância sofre com as sequelas da poliomielite.

Na casa onde mora com o irmão e a cunhada, falta alguns equipamentos que podem facilitar o seu dia a dia. Maria Madalena Santos, que cuida de Avaristo enquanto o esposo trabalha como servente de pedreiro, conta que a maior necessidade da família é uma cama hospitalar e um andador.

“Ele anda bem devagar, tem bastante dificuldade. Eu é que dou banho nele e o andador ia facilitar muito isso”, diz Maria. A cunhada de Avaristo não trabalha, já que ele precisa de ajuda para qualquer tipo de atividade a qualquer hora do dia. “Há alguns meses ele morava com outra irmã e foi tentar mexer no fogão e acabou queimando as mãos. Ele ainda tem as marcas”, conta.

Salário mínimo

Além dos equipamentos, Maria Madalena pede ainda forros de cama. “Troco praticamente todos os dias o forro da cama dele. Vai muito e não tenho que chega”, diz. Cestas básicas e leite também são bem-vindos, já que a família sobrevive com um salário mínimo, fixado hoje em R$ 937, e com as diárias das obras que o marido de Maria consegue no setor da construção civil. “Não é sempre que ele [o marido] tem trabalho e o que ganha não é muito. As coisas estão bem difíceis”, lamenta. Entre as necessidades da família está também uma centrífuga, que segundo Maria, faz muita falta.

Quem quiser fazer qualquer tipo de doação à família pode ligar no (45) 99841-0608 (Salvador) ou entregá-las na Rua Irene Pires de Souza, 385, Bairro XIV de Novembro.