Esportes

Wada atualizará domingo a lista de substâncias proibidas

Londres – A lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) será atualizada em 1º de janeiro de 2017, ou seja, neste domingo, tendo como uma das novidades a autorização do oxigênio suplementar por inalação, mas não intravenoso.

Além disso, as alterações afetarão os grupos de estimulantes, narcóticos e agentes anabolizantes. A nova relação foi aprovada pelo Comitê Executivo da Wada no dia 21 de setembro deste ano.

O documento da Agência Antidoping distinguirá substâncias e métodos proibidos utilizados dentro e fora da disputa de competições.

A única mudança com relação ao período em que o atleta está competindo diz respeito aos estimulantes, com a inclusão da lisdexanfetamina, precursor inativo da anfetamina. A novidade permite a aplicação de punição mais severa a partir de agora.

Na seção referente aos narcóticos, será acrescida a nicomorfina, um fármaco analgésico derivado do opiáceo que se transforma em morfina após a administração.

Entre as proibições para dentro e fora de competição foram introduzidas variações de anabolizantes e hormônios peptídicos, fatores de crescimento e substâncias afins e miméticas. A vitamina B-12, que contém cobalto, não será proibida.