Cotidiano

Visita inesperada

Uma das famílias que estava abrigada no Ginásio de Espoertes do Bairro São Cristóvão e que concluiu a mudança para uma casa construída pela Prefeitura de Cascavel em parceria da Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel) no Bairro Turisparque, se assustou ontem ao encontrar dois escorpiões.

“Ajudei na construção da casa e quando fomos retirar alguns entulhos que restaram no terreno encontrei os escorpiões”, diz José Ferreira que armazenou os animais em vidro.

Desde a reintegração de posse do Jardim Gramado, ele morou por seis meses com esposa, quatro filhos e neta no ginásio do Bairro São Cristovão e agora pede mais tranquilidade na nova moradia.

“Gostaríamos que a equipe de endemias viesse até as casas para verificar se há outros animais peçonhentos e se possível pulverizar o terreno com veneno”, diz o morador.

Verificação

O setor de Endemias o município informa que irá até o local citado verificar a situação e recolher os animais encontrados.

Além da família de José Ferreira, outras cinco já se mudaram para o Bairro Turisparque e a expectativa é de até o fim desta semana as dez casas estejam ocupadas. A água já está liberada e apesar dos padrões de energia ainda não estarem instalados, há luz nas moradias.

Orientação

A Secretaria de Saúde informa que todo acidente com escorpião que envolva seres humanos, deve ser tratado na primeira abordagem como emergência. Os acidentes que envolvem crianças de até sete anos ou de baixo peso e idosos, são potencialmente mais graves.

A gravidade do caso depende do escorpião (amarelo apresenta casos mais graves), quantidade de veneno inoculada, idade, peso do paciente, doença cardíaca e sensibilidade individual ao veneno.

Cuidados:

1 – Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;

2 – Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados;

3 – Não jogar lixo em terrenos baldios;

4 – Eliminar fontes de alimentos dos escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos insetos;

5 – Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado;

6 – Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam escorpiões;

7 – Remover folhagens, e plantas junto às paredes externas e muros;

8 – Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos ou frestas;

9 – Vedar soleiras de portas;

10 – Reparar rodapés soltos e colocar telas em janelas;

11 – Colocar telas em aberturas de porões e manter assoalhos calafetados.

* Caso você encontre escorpião em casa ou outro local, entre em contato com a Secretaria de Saúde/Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, pelos telefones: 3902-1769/1353, nos fins de semana e feriados 98804-7211.