Cotidiano

Vídeo mostra Ela Wiecko em ato contra Temer em Portugal

BRASÍLIA – A vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, participou em junho de um ato organizado em Portugal contra o processo de impeachment que afastou a presidente Dilma Rousseff do cargo. Na ocasião, ela ajudou a segurar uma faixa em que estava escrito “Fora Temer” e “Contra o golpe”.

Ela Wiecko ocupa o segundo posto mais alto da Procuradoria-Geral da República (PGR) e atua, por exemplo, nos processos da Operação Lava-Jato em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O vídeo em que ela aparece foi publicado em 28 de junho pela TVT, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

A TVT não fez referências a Ela no vídeo. Sua presença no ato foi notada pelo site da revista “Veja” nesta terça-feira. Procurada pelo GLOBO, nem vice-procuradora nem a PGR quiseram se manifestar. À “Veja”, ela disse não ver problemas em participar da manifestação.

No vídeo, há um discurso do sociólogo e professor português Boaventura de Sousa Santos, que chama o processo de golpe. No fim, há várias pessoas gritando “Fora Temer”. Segundo a TVT, são estudantes de 15 países participando de um curso de verão. No movimento de câmera, é possível ver Ela Wiecko segurando a faixa contra o presidente interino.

No começo do mês, Manoel Lauro Volkmer de Castilho, marido de Ela Wiecko, pediu exoneração do cargo de assessor no gabinete do ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada após o mal estar provocado por ter assinado manifesto de apoio à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recorreu ao Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Moro é responsável por alguns processos da Lava-Jato que investigam Lula.