Cotidiano

Vídeo mostra chimpanzé ensinando filhote a usar ferramentas

124552_web.jpg

RIO ? Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram documentar evidências de que, no ambiente selvagem, chimpanzés adultos ensinam seus filhotes a usarem ferramentas. Em vídeo, antropólogos da Universidade de Washington flagraram uma mãe usando a haste de uma planta para capturar cupins, depois passando a vareta para o filhote repetir o procedimento.

CHIMPANZES VIDEO

? Os chimpanzés selvagens são excepcionais no uso de ferramentas, mas em contraste com os humanos, existiam poucas evidências de que adultos ensinam os mais jovens essas habilidades ? disse Stephanie Musgrave, autora principal do estudo publicado esta semana no periódico ?Scientific Reports?. ? Nós descobrimos que mães chimpanzés no Triângulo Goualougo (reserva florestal na República do Congo) ensinam ao transferir varas para capturar cupins aos filhotes.

Links animais

De acordo com a pesquisadora, nesta população os animais selecionam uma espécie específica de erva para fazer as varetas, que são produzidas para terem um design particular que lembra uma escova.

? Ao compartilhar as ferramentas, as mães ensinam aos filhotes o material apropriado e a forma de produção dessas varetas ? disse Stephanie.

Para a ciência, a descoberta tem implicações importantes para o conhecimento sobre a evolução da prática de ensinar.

? É fácil para nós não dar importância da partilha de informação para o aprendizado de habilidades complexas, algo onipresente entre os humanos ? disse Crickette Sanz, professora da Universidade de Washington e coautora do estudo. ? Nossa pesquisa mostra que as origens evolutivas deste comportamento podem ter raízes em contextos onde habilidades particulares são muito desafiadoras para um indivíduo inventar por conta própria.

Essa transferência tecnológica, é custosa para a mãe, doadora da vareta, mas benéfica ao filhote, o que preenche os critérios científicos para definição de ensinar. Os chimpanzés são reconhecidos pela marcante propensão ao uso de ferramentas, mas diferentes grupos possuem diferentes habilidades. Dessa forma, o processo de ensinamento deve ser necessário para passar o conhecimento adiante.

? Estudar como jovens chimpanzés aprendem o uso de ferramentas particulares ao seu grupo nos ajuda a compreender a origem evolutiva da cultura e da tecnologia, e a clarear como habilidades culturais humanas são similares ou diferentes daqueles que são nossos parentes vivos mais próximos ? disse Stephanie.

Em humanos, o processo de ensinar envolve o entendimento das habilidades do outro e a intenção em ajudá-lo a aprender. No estudo, os pesquisadores descobriram que as mães chimpanzés antecipavam a necessidade dos filhotes da ferramenta e criavam estratégias para o fornecimento da vareta, seja levando várias para o cupinzeiro ou dividindo uma vareta ao meio, para que os dois pudessem capturar os insetos juntos.