Cotidiano

Vídeo flagra bola de fogo cruzando os céus do nordeste americano

boladefogo.jpg

RIO ? Uma bola de fogo cruzou os céus da Nova Inglaterra, no nordeste dos EUA, na madrugada de terça-feira. Câmeras instaladas em um carro da polícia de Portland, no Maine, flagraram o fenômeno por volta de 0h30.

Bola de fogo é o termo usado para descrever o brilho provocado pela entrada de um meteoro na atmosfera terrestre. De acordo com a Sociedade Americana de Meteoros, foram relatados mais de 150 avistamentos em toda a Nova Inglaterra (que engloba os estados de Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont), Nova York, Nova Jersei, Pensilvânia e em partes do Canadá.

? Uma das coisas mais fantásticas que eu já vi no céu noturno ? disse uma testemunha ao site Boston.com.

Por alguns segundos, um clarão iluminou o céu, antes de um ponto brilhante deixar um rastro. Em entrevista à CNN, Mike Hankey, da Sociedade Americana de Meteoros, explicou que detritos espaciais atingem a Terra o tempo todo, e ?quanto maior o detrito, maior o flash luminoso?. Baseado nos vídeos que flagraram o evento, Hankey estima que o objeto deveria ser parte de um asteroide, com o tamanho aproximado de um carro.

? Esses eventos são totalmente inofensivos e acontecem todos os dias no planeta ? disse Hankey. ? Mas uma pessoa ver algo assim é um evento único da vida. Ela precisa estar no lugar certo, na hora certa.

O departamento de polícia de Maine brincou com a situação, tratando a bola de fogo como um ?meteoro ou espaçonave alienígena? em sua página no Facebook:

?Vamos esperar que os visitantes sejam amigáveis?, escreveram os policiais.