Cotidiano

Via Láctea e outras galáxias ?cospem? objetos do tamanho de planetas

hires (1).jpg

RIO ? De tempos em tempos, uma estrela se aproxima do buraco negro no centro da Via Láctea e é sugada pela poderosa gravidade, dispersando uma imensa quantidade de gás. Esse poderia ser o fim da história, mas não é. Cientistas do Centro para Astrofísica Harvard-Smithsonian descobriram que esse gás liberado pode se reunir em corpos do tamanho de planetas, que são ?cuspidos? pelo buraco negro em alta velocidade que chegam a sair da galáxia.

? Uma única estrela triturada pode formar centenas desses objetos do tamanho de planetas. Nós perguntamos: onde eles vão parar? Quão perto eles chegam da gente? Nós desenvolvemos um modelo de computador para responder a essas questões ? disse Eden Girma, estudante de graduação da Universidade Harvard e líder do estudo.

Os achados de Eden serão apresentados nesta quarta-feira, durante conferência da Sociedade Americana de Astronomia. De acordo com os cálculos, esses corpos de gás cuspidos pelo buraco negro no centro da Via Láctea podem chegar a algumas centenas de anos-luz da Terra. Eles possuem massa que varia entre um Netuno e várias vezes Júpiter. Eles também devem emitir luz por causa do calor na formação, mas não tão intensa a ponto de ser detectada pelos instrumentos atuais.

É possível que com a próxima geração de instrumentos astronômicos, incluindo o Large Synoptic Survey Telescope e o telescópio espacial James Webb, esses objetos possam ser detectados. A pesquisadora calculou ainda que a grande maioria desses objetos, cerca de 95%, irão deixar a galáxia a velocidade de 10 mil km/s. E como a maioria das galáxias possui imensos buracos negros em seus centros, é provável que todas possuam o mesmo processo, numa ?guerra de bolinhas? intergalática.

? Outras galáxias como Andrômeda estão cuspindo essas bolas em nós o tempo todo ? disse James Guillochon, pesquisador do Centro para Astrofísica Harvard-Smithsonian e coautor da pesquisa.

Apesar de terem dimensões planetárias, esses corpos são muito diferentes de um planeta típico. Eles são feitos, literalmente, de material proveniente de estrelas. Eles também se formam muito mais rapidamente. Demora apenas um dia para um buraco negro despedaçar uma estrela, e cerca de um ano para os fragmentos se reunirem e formarem esses objetos.