Cotidiano

Verizon e sindicatos concordam com aumento salarial para encerrar greve

257409582_1-5.jpg

NOVA YORK – Um acordo entre a Verizon e sindicatos que pode ter encerrado uma greve de quase sete semanas inclui 1,4 mil novos empregos no setor de call-center e aumentos de salário de até mais de 10%, disseram nesta segunda-feira a empresa e sindicatos representando cerca de 40 mil trabalhadores.

verizon_3005

A Verizon, maior operadora de internet sem fio dos EUA, e a entidade Trabalhadores de Comunicações da América (CWA, na sigla em inglês) haviam obtido uma tentativa de acordo de quatro anos na sexta-feira e os detalhes foram revelados nesta segunda.

O CWA disse que a Verizon concordou em dar aumento de 10,9% ao longo de quatro anos, enquanto a companhia falou em 10,5%. Segundo o CWA, ambos os números estão corretos, com um cálculo feito pelo sindicato incluindo juros compostos que os empregados receberiam, uma vez que aumentos subsequentes são determinados a partir de uma nova base salarial.

Quase 40 mil técnicos de redes e representantes de serviços aos clientes da unidade de serviços de internet, telefone e televisão abandonaram os postos em 13 de abril. Os trabalhadores em greve retornarão na quarta-feira, disse o CWA.

O sindicato conseguiu garantir concessões em benefícios previdenciários e trabalho temporário, enquanto a companhia teve ganhos com a redução de custos de benfícios a partir da modificação de planos de saúde. Integrantes da entidade trabalhista devem retornar ao trabalho na quarta-feira e Candice Johnson, porta-voz do CWA, afirmou que o voto de ratificação das medidas deve ser feito até o meio de junho.

?Os novos contratos ajudarão a garantir que os funcionários da Verizon continuem a receber salários sólidos e excelente benefícios de saúde e aposentadoria?, afirmou Marc Reed, diretor administrativo da companhia em comunicado.

Chris Shelton, presidente do CWA, classificou os contratos como uma vitória para as famílias trabalhadoras.

O acordo foi muito bom para os funcionários da Verizon e é provavelmente o prelúdio da saída da empresa do negócio de redes fixas de telecomunicação, que deve virar um negócio de internet sem fio, disse o analista da Recon Analytics, Roger Entner.

? Eles precisavam encerrar a greve e fizeram um sacrifício. Para mim, isto reforça seu comprometimento de basicamente deixar a parte menos lucrativa e mais problemática do negócio ? afirmou Entner. ? No fim, parece que todos ganham. Os empregados terão um aumento ao longo de quatro anos, o que é um ano a mais do que o proposto originalmente. E a Verizon pode ter os funcionários de volta ao trabalho.