Cotidiano

Vereadores presos tomam posse em Foz do Iguaçu

INFOCHPDPICT000064391253RIO ? Cinco vereadores de Foz do Iguaçu que foram reeleitos, mas estão presos, tomaram posse nesta quarta-feira para um novo mandato. Manifestantes protestaram contra a a cerimônia, durante a sessão e do lado de fora da Câmara dos Vereadores.

Anice Gazzaoui (PTN), Darci Siqueira (PTN), Edílio Dall?Agnol (PSC), Luiz Queiroga (DEM) e Rudinei de Moura (PEN) foram presos preventivamente em 15 de dezembro de 2016, durante uma operação da Polícia Federal contra irregularidades na administração da cidade.

Na ocasião, 12 dos 15 parlamentares de Foz do Iguaçu foram detidos (dez deles em prisão preventiva e dois em prisão temporária).

A cerimônia durou cerca de dez minutos, e foi acompanhada por policiais federais e guardas municipais. A posse foi garantida por decisão da Justiça.

Os vereadores da cidade têm direito a salário de cerca de R$ 9 mil. A assessoria de imprensa da Câmara informou, contudo, que vereadores presos não recebem remuneração, de acordo com uma determinação do Tribunal de Contas do Paraná.

A presidência da Câmara deve convocar os suplentes dos parlamentares presos para assumirem suas vagas.