Cotidiano

Vendas no varejo nos EUA registram alta de 0,8% em outubro

WASHINGTON ? As vendas no varejo nos Estados Unidos subiram mais que o esperado em outubro, com os consumidores comprando veículos e uma série de outros produtos, indicando uma força econômica sustentável que poderia permitir ao Federal Reserve elevar os juros no mês que vem. De acordo com o Departamento de Comércio americano, as vendas no varejo subiram 0,8% no mês passado, também impulsionadas pela demanda por material de construção. Economistas esperavam alta de 0,6% nas vendas em outubro.

O Departamento do Comércio informou ainda que as vendas de setembro foram revisadas para cima, mostrando uma alta de 1,0% ao invés da expansão de 0,6% informada inicialmente. Os dados de setembro e de outubro indicam o maior ganho em dois meses desde o início de 2014.

Os preços dos produtos importados nos EUA seguiram em alta em outubro, impulsionados pela alta da cotação dos combustíveis, segundo os dados divulgados nesta terça-feira pelo Depatamento do Trabalho. A alta do mês passado, de 0,5%, é a mais importante desde junho. Em outubro, os preços dos combustíveis registraram alta de 7,2%, em dados sazonais corrigidos.