Cotidiano

Vendas em camelôs recuam até 40% com o aumento do dólar

Preços de produtos dispararam e muitos só são vendidos por encomenda

Cascavel – O dólar – comercial e turismo – ultrapassou recentemente os R$ 4 no Brasil, chegando a R$ 4,19. Foi a primeira vez na história do País que a moeda norte-americana chegou a esse patamar. Os reflexos já são sentidos na hora de abastecer o veículo, na compra de medicamentos, gasolina, entre outros produtos.

Nos camelôs, muitos comerciantes não estão contentes com o resultado das vendas. Em alguns locais, a queda na hora de comercializar os produtos chega a 40%.

“Vendemos eletrônicos, mas nas últimas semanas a procura por produtos mais caros desapareceu. Estamos comercializando apenas carregadores ou pendrive. O cliente está mais seguro evitando gastos desnecessários e com isso nossas vendas caíram consideravelmente, quase à metade”, revela o vendedor Alexandre Colla.

Nas lojas de perfumaria vários produtos dispararam também e muitos só são vendidos por encomenda. Alguns produtos que antes vinham do Paraguai agora são encomendados de representantes nacionais.

Na loja de tênis, a vendedora Denirce Meira conta que a queda não foi tão alarmante.

“Estamos vendendo menos, mas não perdemos nossos clientes e vendas seguras. Trabalhamos com o desconto para não deixar o cliente não ir embora sem o produto. Às vezes, lucramos menos em um, mas ganhamos mais em outro”, revela.

Já o comerciante Aparecido Guedes amarga prejuízos há mais de quatro meses. Segundo ele, só compra aquele consumidor que está precisando muito do produto.

“Infelizmente a alta da moeda norte-americana tem dado muito prejuízo para nós que buscamos produtos no Paraguai para revender. Na minha banca a queda é de 30% e estamos preocupados como será o Natal, já que o cliente não está abrindo a mão”, comenta. 

(Com informações de Eliane Alexandrino)