Cotidiano

Vazamentos de e-mails e servidor pessoal assombram Hillary

201607072031292350_AP.jpg

WASHINGTON – Trocas de e-mails reveladas em agosto mostram como a rede internacional de amigos e doadores da Fundação Clinton tinha acesso a Hillary e seu círculo íntimo enquanto ela era secretária de Estado, entre 2009 e 2013. As correspondências, no entanto, mostram que os doadores nem sempre conseguiam o que queriam, particularmente quando procuravam algo mais do que uma reunião. EUA sábado

Mais de 19 mil mensagens trocadas entre importantes figuras do Partido Democrata durante as primárias revelam profundas divergências entre partidários de Hillary e de Bernie Sanders, que também disputou a indicação. Eles ainda sugerem que o comitê favoreceu Hillary, reforçando uma das acusações de Sanders durante a disputa. E-mails hackeados da conta pessoal do chefe de campanha da candidata mostram também que pessoas ligadas à campanha se sentiram ameaçadas pelo senador durante as primárias.

A polêmica começou em 2014, quando se descobriu que Hillary usava servidores pessoais, instalados fisicamente na sua casa, em Nova York, durante o seu mandato como secretária de Estado. Como se tratava de correspondência confidencial, ela deveria ter usado servidores do Departamento de Estado.