Cotidiano

Várias faces de Trump: atores famosos fazem paródias do republicano

RIO – O humor americano na televisão não costuma perdoar a política nacional. E os candidatos à Presidência nesta eleição nos Estados Unidos são pratos cheios para comediantes. Donald Trump tem sido alvo de diversas paródias que apontam seus tiques, trejeitos peculiares e traços de personalidade mais chamativos. Gravata vermelha, peruca loira e forte maquiagem no rosto são elementos comuns nas caracterizações de grandes atores americanos, mas qual deles se aproxima mais do empresário? Veja algumas opções:

ALEC BALDWIN

alecbaldwin trump.png

O ator foi escolhido para interpretar Trump em uma série de vídeos na temporada deste ano do “Saturday Night Live”, um dos programas de comédia mais famosos dos Estados Unidos, da rede NBC. Em sua interpretação, Baldwin amplia expressões faciais e gestos caricatos de Trump, principalmente com a boca e as mãos.

Em um dos esquetes, que retrata o segundo debate entre os candidatos, ele não hesita em zombar dos assuntos mais controversos sobre o magnata e aborda o machismo pelo qual Trump ficou marcado diante das polêmicas com o público feminino ao longo da campanha eleitoral. O personagem traz à sala de debate quatro mulheres que Bill Clinton, marido da democrata, teria assediado, afirmando que Hillary tenta silenciá-las. Quando a pergunta se volta a ele sobre as mulheres que ele supostamente assediou, o Trump de Baldwin não pensa duas vezes e dispara: “Elas precisam calar a boca.

A interpretação não agradou o verdadeiro Donald Trump: “Está na hora de aposentar o programa chato e sem graça”, escreveu no Twitter. “A representação de Alec Baldwin é nojenta. Mídia fraudando eleição!”.

AlecBaldwinTrump

JIMMY FALLON

jimmyfallon trump.png

Há algum tempo o ator e apresentador do “Tonight Show Starring Jimmy Fallon”, da NBC, faz piadas sobre o candidato republicano. Há vários vídeos em que ele retrata o magnata. Em um deles, o suposto Trump faz um discurso para apresentar seu vice-presidente, que é ninguém menos que… ele mesmo, na versão “júnior”: Little Donald (interpretado por Jack Aiello) ? um clone dele recém formado no 9º ano do Ensino Fundamental, feito há 14 anos. Os dois sustentam que tem “a mesma voz, as mesmas feições e o mesmo tamanho de mãos”, das quais ambos se gabam, além do “mesmo tamanho de cérebro”, motivo pelo qual pensam “exatamente igual”.

Nesse esquete, Fallon exagera o egocentrismo de Trump, que entra em cena pedindo a plateia que agradeça por sua presença, e coloca o penteado característico dele em evidência. Ao tocar acidentalmente no cabelo de Little Donald, um rugido de leão ecoa: “Calma, garoto, calma!”, pedem os personagens.

JimmyFallonTrump

MERYL STREEP

MerylTrump.jpg

Uma das maiores estrelas de Hollywood traz Trump em uma versão bem desleixada ? escancarando sua visão sobre ele diante de tantas controvérsias com mulheres. A atriz, vencedora de três Oscars e apoiadora assumida de Hillary Clinton, surpreendeu a plateia do Public Theatre em Nova York em uma noite de gala em homenagem a Shakespeare em junho ao encarnar o personagem com uma caracterização bastante falsa: rosto alaranjado, topete, barriga postiça, terno preto e gravata vermelha.

Ao lado da atriz Christine Baranski, elas fizeram uma paródia da letra de ?Brush up your Shakespeare?, do musical ?Kiss me Kate?, incluindo provocações ao bilionário:

? Explique-me, Trump. Por que todas as mulheres dizem não? ? disparou, em alusão às críticas do eleitorado feminino ao candidato.

MerylStreepTrump

JOHNNY DEPP

johnny depp trump.png

O ator da série “Piratas do Caribe” incorporou Trump, com uma aparência fiel, em um “mockumentary” (“documentário de comédia”) dirigido por Ron Howard para o site de paródias “Funny or Die”. Ambientado nos anos 80, o vídeo de 50 minutos traz uma cena que evidencia o exibicionismo de Trump. O empresário pede ao cinegrafista do filme que o enquadre sorrindo ao lado de uma reprodução em miniatura de seu “maior negócio de todos os tempos”: o Castelo de Trump. Ivana Trump, interpretada por Michaela Watkins, tenta se posicionar ao lado do marido para aparecer junto a ele na imagem, mas o personagem a empura com força para o lado.

JohnnyDeppTrump