Cotidiano

Vans e micro-ônibus do transporte escolar passam por vistoria

Com a ação o Deptrans visa propiciar segurança aos alunos que fazem uso do transporte escolar durante todo o ano letivo

Do dia 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2017 a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito realizará as vistorias em vans e micro-ônibus do transporte escolar. Todos os proprietários dos veículos, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que prestam este tipo de serviço no município devem comparecer no Centro de Eventos Ismael Sperafico para a averiguação das condições dos veículos.

A documentação necessária deverá ser entregue entre os dias 24 e 26 de janeiro na Secretaria de Trânsito. O trabalho acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h. De acordo com diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário, Jorge Pereira Machado Filho, a vistoria é anual e o procedimento preventivo é a melhor maneira de ofertar qualidade aos alunos.

“Esse procedimento é necessário para avaliar se todos os itens de segurança estão com a manutenção em dia para que os usuários desse serviço tenham tranquilidade durante o ano”, disse Pereira. Os requisitos avaliados são faróis, pneus, equipamentos obrigatórios de segurança, condições de conservação, manutenção, estofado e a documentação da van e do motorista.

Após a vistoria, caso tudo esteja de acordo com as normas estabelecidas, o veículo recebe um selo indicando que está apto para realizar todas as atividades. “Caso seja encontrada alguma irregularidade, é feita a notificação para que o veículo seja regularizado e apresentado novamente. Até o veículo ser reapresentado, não é permitido o transporte de alunos e caso o motorista for flagrado sem a autorização, é aplicada uma multa”, explicou o diretor.

Durante os três dias passarão pela vistoria mais de 80 veículos. Serão 32 vans e micro-ônibus que fazem o transporte de alunos na sede do município e 50 que auxiliam no deslocamento de alunos que residem no interior.