Cotidiano

Vacinação contra a aftosa é comprovada em 68% dos animais

A vacinação contra a febre aftosa em Cascavel atingiu 68% dos 38 mil bovinos e bubalinos com até 24 meses nas propriedades da cidade. Os dados correspondem ao último levantamento da regional da Adapar (Agência da Defesa Agropecuária).

Considerando os 32 municípios na área de abrangência da Adapar, a meta é imunizar 427 mil animais e até o momento 71% já receberam a dose obrigatória.

O Paraná é considerado área livre de febre aftosa com vacinação, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal. Entretanto, é importante o cuidado, já que o vírus da doença, ao contaminar um animal, pode por em risco todo o rebanho.

“Percebemos que os produtores estão conscientes e ainda temos comprovações de vacina para ser lançadas no sistema”, comenta o veterinário Jaime Barrios, otimista de que a meta será atingida. Aqueles que ainda não cumpriram com essa primeira etapa de vacinação devem ficar atentos ao prazo final da campanha que termina no dia 31 de maio. “Após esse período, há fiscalização por parte da Adapar e os produtores são multados e ainda precisarão fazer a imunização”, orienta o médico veterinário da Adapar em Cascavel.

A autuação mínima por animal é de dez UPFs (Unidades Padrão Fiscal), o que representa em torno de R$ 100 por cabeça.

Barrios garante que as unidades agropecuárias de Cascavel e região têm o estoque suficiente de doses para atender a demanda.

A comprovação da imunização pode ser feita na Adapar ou pelo site www.adapar.pr.gov.br. Quem optar por fazer pela internet, precisa seguir duas etapas: o cadastro da venda da vacina pelo revendedor e a comprovação pelo produtor.

Em 2016

A cobertura no ano passado, na última campanha em novembro, chegou a 95,79% na abrangência da Adapar de Cascavel respondendo por pouco mais de 900 mil cabeças. No total, em 2016, o rebanho fiscalizado era de 940.595 animais.