Cotidiano

Vacina da febre amarela está em falta em UBSs do município

Expectativa é que novo carregamento chegasse na sexta-feira à cidade

Cascavel – Nesta semana, algumas mães que levaram bebês e crianças para tomar a vacina da febre amarela nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) não encontraram a imunização. Isso porque o município está recebendo menos da metade das doses que costumava receber, e a expectativa é que na sexta-feira (31) um novo carregamento chegasse a Cascavel.

“Nós costumávamos receber cinco mil vacinas por mês. Ultimamente, recebemos apenas duas mil vacinas a cada mês”, explica enfermeira responsável pelo setor de vacinas da Vigilância Epidemiológica, Elizabeth Nagi.

A enfermeira explica que a baixa disponibilidade ocorre por conta produção nos laboratórios, que não está atendendo as demandas.

“As duas mil vacinas têm que ser distribuídas entre todas as unidades”.

A transmissão da febre amarela ocorre se o mosquito silvestre, transmissor da doença, picar uma pessoa que tem a doença e depois picar outra pessoa que ainda não teve a doença. A primeira dose da vacina deve ser aplicada aos nove meses de vida, e o reforço deve ser feita aos quatro anos.

Pessoas que têm duas doses da vacina não necessitam mais ser imunizadas. Caso conste apenas uma vacina na carteira de vacinação, o retorno deve ser feito dez anos após a primeira dose. Gestantes não devem tomar a vacina da febre amarela, e mães só podem tomar a vacina após o sexto mês de amamentação.

Campanha da poliomielite

No dia 15 de agosto tem início a Campanha da Poliomielite 2015.

“Com a mudança no esquema, desde 2012 a imunização deixou de ser feita em crianças com menos de seis meses. As mães devem levar crianças de seis meses a cinco anos para tomar as gotinhas”, explica Elizabeth.

(Com informações de Nathalia Lehnen)