Saúde

Vacina Covaxin, da empresa indiana Bharat Biotech, entra na 3ª e última fase de testes clínicos

Nesta terceira fase, foram selecionados 26 mil voluntários em 22 localidades da Índia, incluindo pessoas com idade avançada ou comorbidades

Vacina Covaxin, da empresa indiana Bharat Biotech, entra na 3ª e última fase de testes clínicos

A vacina Covaxin, desenvolvida pela empresa indiana Bharat Biotech, entrou na terceira fase de testes clínicos, a última antes de ser aprovada pelas agências reguladoras de cada país. Nas duas primeiras etapas, ela apresentou resposta imune e não registrou efeitos adversos graves. Nesta terceira fase, foram selecionados 26 mil voluntários em 22 localidades da Índia, incluindo pessoas com idade avançada ou comorbidades.

A tecnologia de vírus inativo, utilizada pela Bharat Biotech no desenvolvimento da Covaxin, permite que o acondicionamento da vacina seja realizado entre 2° a 8°C. A previsão é de que seja lançada no mercado em fevereiro de 2021, e a projeção é de que sua validade contra a Covid-19 seja de 24 meses.

A Bharat Biotech está desenvolvendo a vacina Covaxin em colaboração com o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR). A empresa possui, em seu portfólio, 14 vacinas e 5 medicamentos biológicos e exporta seus produtos para mais de 118 países. Entre seus parceiros de pesquisa e desenvolvimento estão a Fundação Bill & Melinda Gates, a Organização Mundial da Saúde, a Universidade de Oxford e outras renomadas instituições.

A empresa já está produzindo a vacina devido aos resultados promissores de segurança e eficácia obtidos nas fases I e II e foi realizado um contato inicial com a Anvisa para submissão contínua dos resultados da vacina, etapa necessária para o registro na agência reguladora brasileira.

Fonte: Assessoria