Saúde

URGENTE: Anvisa recebe pedido de uso emergencial da Coronavac

O pedido de uso emergencial à Anvisa serve para a aplicação de doses em grupos de risco como idosos e profissionais da saúde

URGENTE: Anvisa recebe pedido de uso emergencial da Coronavac

O Instituto Butantan oficializou na manhã desta sexta-feira (8) o pedido de uso emergencial da CoronaVac à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O órgão prevê que a análise do pedido emergencial leve até dez dias, já o de registro, até 60 dias. No entanto, o governo paulista defende a aplicação de uma lei aprovada ano passado que determina prazo de 72 horas para Anvisa aprovar o uso de fármacos (entre eles vacina) desde que já aprovados em agências regulatórias de referência. A lei vale para vacinas que estejam registradas (para uso em massa) nas agências dos Estados Unidos, União Europeia, Japão ou da China. Até hoje, nenhuma vacina está aprovada nesta condição em nenhuma dessas agências.

O pedido de uso emergencial à Anvisa serve para a aplicação de doses em grupos de risco como idosos e profissionais da saúde. Já o registro da vacina é uma autorização definitiva para imunização em massa e comercialização com bula.

Ontem, o governo de São Paulo apresentou os resultados da terceira fase de teste do imunizante, que é de 78% para casos leves de covid-19 e 100% em casos graves. A porcentagem da eficácia está acima dos 50% exigidos pela Anvisa. As porcentagens de eficácia da CoronaVac, segundo o Butantan, são as seguintes: contra casos leves de covid-19: 78% contra casos moderados de covid-19: 100% contra casos graves de covid-19: 100% Os números acima mostram que a cada 100 pessoas vacinadas, 22 desenvolveram sintomas leves do coronavírus e podem ter recorrido a atendimento ambulatorial. No entanto, nenhuma delas chegou a desenvolver sintomas moderados ou graves, que poderiam levar a internação ou morte.

Fonte: UOL