Cotidiano

Univel é contemplada com 24 bolsas do Programa de Residência Pedagógica pela CAPES

O programa do Governo Federal tem o objetivo de proporcionar aperfeiçoamento da formação e a prática nos cursos de licenciatura

Univel é contemplada com 24 bolsas do Programa de Residência Pedagógica pela CAPES

O Centro Universitário de Cascavel – Univel foi contemplado, entre as 250 instituições de ensino superior do Brasil, para participar do Programa de Residência Pedagógica lançado pelo Governo Federal, por meio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O programa está integrado à Política Nacional de Formação de Professores e tem o objetivo de proporcionar um aperfeiçoamento da formação prática aos acadêmicos dos cursos de licenciatura. Em 2020, a participação da Univel no programa será exclusiva ao curso de licenciatura em Pedagogia, presencial e EAD, reforçando o compromisso da instituição na formação de docentes capacitados para a prática e os desafios da educação.

Para fomentar a busca contínua do conhecimento prático, e aprimoramento de habilidades essenciais ao professor de ensino básico, o Centro Universitário de Cascavel – Univel submeteu o projeto relacionado à alfabetização e letramento, selecionado pelo programa. “O processo para conseguir a residência pedagógica depende de muitos fatores, e uma Instituição de Ensino Superior Privado conquistar este diferencial é uma grande vitória para toda a equipe, pois proporciona inúmeros benefícios aos acadêmicos e a toda a comunidade”, ressalta a Coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão, Elaine Wilges.

Por meio do programa, os acadêmicos têm a oportunidade de aperfeiçoar e fortalecer os aprendizados da graduação. Os alunos selecionados para o programa poderão ainda participar em três módulos contemplando leitura, estudo, discussões e seminários voltados às diretrizes da alfabetização e letramento e seus pressupostos teóricos e práticos.

No projeto, 24 acadêmicos serão selecionados para a realização da residência, que prevê a duração de 18 meses de atuação, com carga horária de 5 horas semanais para execução das atividades nas escolas do município, recebendo uma bolsa da Capes, no valor de R$ 400,00. “Acreditamos que será muito importante para a formação dos alunos, principalmente para desenvolver a responsabilidade que nós pedagogos temos com essa fase tão importante da vida das crianças, dos nossos alunos da educação básica, e que é a alfabetização e letramento. É um compromisso muito grande”, ressalta a Coordenadora do curso de Pedagogia, Gislaine Buraki.

Durante a residência, o acadêmico pode compreender as relações de ensino dentro da realidade educacional, acompanhado de um professor da Univel da área da alfabetização, que vai auxiliá-lo na preparação de materiais e planos de aula, acompanhar e discutir sobre as regulamentações, articular as temáticas e produzir outros materiais, além do acompanhamento o professor receptor na escola municipal.

O projeto aprovado faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelas coordenações e o Centro de Pesquisa e Extensão da Univel, que acreditam na transformação da sociedade por meio da educação, proporcionando aos acadêmicos experiências além da sala de aula, com projetos de pesquisa e extensão dentro e fora da instituição.

 A importância da residência pedagógica

O pedagogo, professor da educação básica, precisa interagir com diversos aspectos que vão além do ensinar a ler e a escrever, mas principalmente, saber aplicar metodologias eficientes, proporcionar um ensino inclusivo às crianças com deficiência, saber lidar com conflitos,  dificuldades familiares dos estudantes, a dinâmica das redes de ensino e outros desafios da realidade escolar.

O nome do projeto faz referência à residência médica, pois prevê a imersão do acadêmico na prática do ensino básico, como parte do processo de aprendizagem do curso. No caso das bolsas ofertadas para os acadêmicos de Pedagogia da Univel, o estudante poderá, a partir do 5º período da graduação, participar do programa com supervisão dos docentes da rede de ensino e dos docentes da Univel, além de contar com um auxílio financeiro.

A residência proporciona um aprendizado prático ao acadêmico, que diferente do modelo de estágio tradicional, o estudante de Pedagogia poderá planejar e executar aulas, e lidar com outros desafios do dia a dia, tudo com a supervisão de professores experientes. “O acadêmico de Pedagogia vai ter mais experiências e melhor preparação para o mercado de trabalho”, reforça Elaine.

ABERTURA DO EDITAL DE SELEÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do programa, e o edital está divulgado no site reunindo todas as informações necessárias à concorrência das 24 bolsas remuneradas para o Programa Institucional de Residência Pedagógica. As inscrições poderão ser feitas do período de 06 a 13 de julho, unicamente pela internet.

Acesse os editais e mais informações no link www.univel.br/residencia-pedagogica.