Cotidiano

Unioeste conquista doutorado em Desenvolvimento Rural

Próximo passo é ser aprovada pelo Centro de Ciências Agrárias e Conselho de câmpus de Marechal Rondon

Cascavel – Desde 2012, o câmpus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) já possui o curso de mestrado no Programa e Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, no qual já foram realizadas 28 defesas de dissertações. Mas agora, passa a contar com um novo curso de Doutorado a partir da resolução nº 072/2015 do Conselho Universitário.

A proposta apresenta coerência com os objetivos do curso já em funcionamento, que conta com corpo docente de formações e atuações adequadas para as disciplinas de doutorado. Por esse motivo, ela foi normalizada em 2015 e avaliada com conceito quatro na Capes. Agora, o próximo passo é ser aprovada pelo Centro de Ciências Agrárias e Conselho de câmpus de Marechal Rondon e, em seguida, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

De acordo com a coordenação do programa, o novo doutorado terá professores dos campi de Marechal Cândido Rondon, Toledo, Cascavel e Francisco Beltrão que integram os cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Agrícola, Ciências Ambientais, Geografia Agrária e Ciência e Tecnologia de Alimentos. O corpo docente será formado por 16 professores, 14 permanentes e dois colaboradores. A maioria pertence aos quadros da Unioeste e um é pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

O intuito é expandir a extensão, o desenvolvimento, o meio ambiente e a sustentabilidade da atividade agropecuária e agroindustrial, aprofundando os conceitos e conhecimentos de métodos e técnicas da pesquisa científica atividades rurais, no contexto regional, nacional e internacional.

Próximos passos

Para o professor do Centro de Ciências Agrárias, Armin Feiden, a expectativa é de que no final de outubro seja publicado o edital, que ficará aberto até o final de novembro. “Em dezembro deve ser realizado o processo seletivo. Assim, em março de 2017 será possível dar início às aulas da primeira turma, que contará com doze vagas”, explica Armin.