Cotidiano

Unidades de Saúde abrem por campanha Outubro Rosa

Nos próximos dias, assim como foi feito ao longo das últimas semanas, o horário será diferenciado

Cascavel – Há quase duas semanas Cascavel iniciou a tradicional campanha do Outubro Rosa. Ao longo do mês, diversas ações serão desenvolvidas para alertar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde. E neste sábado, aquelas que não têm tempo durante a semana para ir até uma USF (Unidade de Saúde da Família) ou UBS (Unidade Básica de Saúde) poderão se consultar e fazer exames gratuitamente das 8h às 17h.

De acordo com a Secretaria de Saúde, hoje o atendimento será exclusivo para elas nas USFs dos bairros Canadá, Santo Onofre, Santos Dumont, Espigão Azul, Juvinópolis, Navegantes, Rio do Salto, Santa Bárbara, São Francisco, São João, São Salvador e Sede Alvorada e na UBS (Unidade Básica de Saúde) dos bairros Claudete e Santa Cruz.

Nos próximos dias, assim como foi feito ao longo das últimas semanas, o horário será diferenciado. De 17 a 21 de outubro o atendimento será das 18h às 22h na UBS do Floresta, das 19h às 21h na UBS do Cascavel Velho. Na UBS do Aclimação o atendimento será das 18h às 22h nos dias 18 e 19. Na UBS da Vila Tolentino os profissionais trabalharão das 18h às 21h nos dias 19 e 26. Na USF do Parque Verde as mulheres serão atendidas no dia 19 das 17h às 21h.

Na USF do Parque Verde o atendimento será feito nos dias 5 e 19, das 17h às 21h. No Periolo as mulheres serão atendidas nos dias 18 e 19 das 18h às 22h, mesmo horário das unidades da USF do Brazmadeira (dias 19 e 26) e UBS do Parque São Paulo (20 e 27).

Na USF do Cidade Verde as atividades ocorrem no dia 25, das 17h às 21h. Na UBS do Pacaembu e na USF do Cidade Verde as mulheres terão sua vez no dia 20, das 17h às 21h.

Já no próximo sábado, dia 22, o atendimento durante todo o dia será feito pelos profissionais de saúde nas UBSs dos bairros Cancelli, Palmeiras, Faculdade, Guarujá, Floresta, Santa Felicidade, 14 de Novembro, São Cristóvão e Los Angeles, que também terá atendimento no dia 18, das 19h às 22h. O atendimento será feito também nas USFs dos bairros Maria Luiza, Lago Azul, Morumbi, Jardim Ipanema, Cataratas, Colméia e Interlagos.

Serviços

Dentre os serviços que estarão sendo oferecidos estão: a coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero, solicitação de mamografias, consultas médicas, realização de testes rápidos, avaliação de saúde bucal, verificação de situação vacinal, confecção de cartão SUS, avaliação antropométrica, além de palestras educativas de orientação e prevenção em saúde.