Cotidiano

Unidade móvel faz testes de HIV

O trailer, equipado com dois laboratórios, vai funcionar sempre às sextas-feiras e sábados, das 18h às 22h

Foz – Uma ação inovadora, lançada em 2014 em Curitiba, chega a Foz do Iguaçu. Pela primeira vez, uma unidade móvel de testagem vai percorrer pontos estratégicos da cidade oferecendo testes rápidos de HIV. O público-alvo são homossexuais, população-chave mais vulnerável à infecção, mas todas as pessoas que procurarem o serviço serão atendidas. O trailer, equipado com dois laboratórios, vai funcionar sempre às sextas-feiras e sábados, das 18h às 22h. Esse mês, a unidade móvel estará na Praça das Nações.

A equipe contratada pela Secretaria de Estado da Saúde para desenvolver a atividade na fronteira passou por oficinas, capacitações e treinamentos. São coletadores, aconselhadores e educadores. “Mas existe uma figura muito importante na ação: os linkadores. Esse profissional vai incentivar o portador, lembra-lo e acompanha-los nos exames, facilitando a adesão aos serviços de saúde e evitando que ele abandone o tratamento”, explicou a chefe do Centro Estadual de Epidemiologia, Júlia Cordellini.

A ação em Foz terá durabilidade de um ano. O projeto é realizado em parceria entre o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Fundação Oswaldo Cruz, Sesa e Secretaria Municipal da Saúde. Em Foz foram registrados 124 casos de HIV/AIDS em 2014; 145 em 2015; e 18 no primeiro quadrimestre desse ano. Nos últimos três anos, quatro crianças também receberam diagnóstico positivo. Estima-se que entre 0,4% e 0,7% da população geral esteja infectada, mas entre homossexuais essa proporção cresce para 10,5%. Outras populações-chave afetadas são pessoas que usam drogas (5,9%) e profissionais do sexo (4,9%).