Esportes

Um domingo decisivo para o boxe brasileiro

TOPSHOT-BOXING-OLY-2016-RIO-GPG2S0IV7.1.jpg

O boxe brasileiro não estabeleceu uma meta para os Jogos do Rio de Janeiro, mas após o excelente desempenho de Londres-2012, o melhor da história, o mínimo que se esperava era uma repetição dos feitos de quatro anos atrás, quando pela primeira vez na história um atleta foi para a final e conquistou uma prata (Esquiva Falcão, no peso médio) e dois bronzes (Yamaguchi Falcão no peso meio pesado e Adriana Araújo no peso ligeiro). Neste domingo, todos os cinco atletas brasileiros que seguem na disputa entram no ringue tentando avançar de fase. Entre eles, Robson Conceição. Principal nome do grupo, o pugilista do peso ligeiro (até 60kg) tenta repetir o feito de Esquiva e se classificar para a decisão.

Conteúdo Boxe

Com um bronze garantido após a sua vitória sobre o uzbeque Hurshid Tojibaev, Robson enfrentará, às 12h30m, no Pavilhão 6 do Riocentro, um representante do sempre temido boxe cubano. Trata-se de Lázaro Álvarez, tricampeão mundial e medalha de bronze nos Jogos de Londres.

A luta, porém, não deve ser considerada um caso perdido. Álvarez e Robson já se enfrentaram duas vezes nos últimos anos com uma vitória para cada lado. No Mundial de 2013, em Almaty, no Cazaquistão, o cubano e o brasileiro se enfrentaram na decisão, mas Álvarez levou a melhor.

Um ano depois, novo duelo entre os dois na final do continental das Américas e o brasileiro fez uma grande luta e venceu o torneio num ginásio na Venezuela lotado com cerca de 10 mil pessoas. Foi um dos grandes momentos do lutador que já liderou o ranking Mundial.

O terceiro confronto poderia ter acontecido no Mundial do ano passado, em Doha, no Qatar, mas Robson acabou perdendo na semifinal para Albert Selimov, do Azerbaijão, e ai perdeu a chance de fazer a final contra o cubano, que acabaria conquistando novamente o título.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

PEDRA NO SAPATO BRASILEIRO

Álvarez é um lutador experiente e uma pedra no sapato do boxe brasileiro. Além de ter tirado um título mundial de Robson, ele também impediu que Robenilson de Jesus conquistasse uma medalha em Londres-2012. Há quatro anos, o cubano lutava no peso galo (até 56kg) e derrotou Robenilson nas quartas de final. Álvarez acabaria perdendo para o irlandês John Joe Nevin na semifinal e deixaria a capital britânica com o bronze.

Mas agora Robson terá como vantagem o fator casa. E se tem uma torcida que tem feito diferença no apoio aos atletas locais é a do boxe, sempre gritando pelos brasileiros.

É com ela que os outros quatro atletas locais contam para avançar na competição em combates bastante complicados. A começar por Robenílson, o primeiro a entrar no ringue neste domingo, às 12h15m. O brasileiro enfrentará, pelo peso galo, o americano Shakur Stevenson, jovem promessa do país e apontado como novo Floyd Mayweather. Shakur já declarou diversas vezes que veio ao Rio com um único objetivo: conquistar o ouro.

Ele promete ser um rival bem complicado para Robenilson, que na estreia ganhou do argelino Fahem Hammachi. Será o primeiro combate de Shakur, que ganhou uma folga na primeira rodada. O duelo vale uma vaga nas quartas de final.

Boxe: Robson Conceição garante o bronze

MAIS UMA MEDALHA EM JOGO

Quem pode garantir ao menos mais um bronze para o boxe brasileiro é o carioca Michel Borges. O lutador da comunidade do Vidigal entra no ringue às 13h45m pela categoria meio pesado (até 81kg) para enfrentar o cubano Júlio César la Cruz.

Será outro duelo complicado para um boxeador brasileiro. Júlio é o atual tricampeão mundial da categoria e bicampeão pan-americano.

Às 19h, Joedison Teixeira terá um duelo aparentemente mais simples contra o turco Batuhan Gozgec, pelas oitavas de final da categoria meio médio ligeiro (até 64kg). Se vencer, enfrentará nas quartas de final, o vencedor do confronto entre o alemão Artem Harutyunyan e o canadense Arthur Byarslanov.

Um pouco mais cedo, às 17h, a brasileira Andreia Bandeira estreia no peso médio (até 75kg) contra a panamenha Atheyna Bylon. Como o torneio feminino é um pouco menor, se vencer, Andreia estará nas quartas de final, quando enfrentará a chinesa Li Qian. Um eventual confronto contra a campeã olímpica Claressa Shields só aconteceria na decisão.