Esportes

Uefa confirma seleções que vão ser cabeças de chave da Euro-2016

França, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Portugal e Bélgica comandarão suas chaves

São Paulo – A edição de 2016 da Eurocopa já tem seus cabeças de chave confirmados. A Uefa anunciou nesta quarta-feira (14) que além do país-sede, França, a atual bicampeã da competição, Espanha, a campeã do Mundial de 2014, Alemanha, e Inglaterra, Portugal e Bélgica ficarão no topo de seus respectivos grupos para o sorteio, marcado para 12 de dezembro.

O evento que selecionará os grupos será realizado no Palácio do Congresso de Paris. A entidade estabeleceu como critério para definir os potes o coeficiente de aproveitamento das seleções em diferentes competições.

De acordo com a Uefa, os resultados da Copa do Mundo de 2014 têm peso de 40%. Já o desempenho das Eliminatórias da Euro-2016 também tem peso de 40%, enquanto os resultados das eliminatórias e da fase final da edição de 2012 da Eurocopa têm peso de 20%.

Com isto, todo o Pote 3 e uma das vagas do Pote 2 seguem em aberto até a última partida da repescagem. Oito seleções disputarão as quatro vagas da Eurocopa: Bósnia, Ucrânia, Suécia, Hungria,Dinamarca, Irlanda, Noruega e Eslovênia, em jogos de ida e volta entre 12 e 17 de novembro.

Confira a ordem dos potes:

Pote 1: França; Espanha; Alemanha; Inglaterra; Portugal; e Bélgica.

Pote 2: Itália; Rússia; Suíça; Áustria; Croácia; Bósnia (caso passe na repescagem); Ucrânia (se obter a classificação na repescagem); ou República Tcheca (já classificada, mas que pode ir para o Pote 2 caso as duas seleções não passem).

Pote 3: A definir.

Pote 4: Islândia; País de Gales; Albânia; Irlanda do Norte, e mais duas seleções vindas da repescagem.

(Com informações do Lance!)