Cotidiano

Trump reage à ameaça nuclear da Coreia do Norte: ?Não vai acontecer?

Emirates Trump DubaiSEUL ? O presidente eleito Donald Trump reagiu à afirmação da Coreia do Norte de que está perto de realizar testes de lançamento de um míssil balístico intercontinental, aumentando a possibilidade de alcançar o território dos Estados Unidos. No Twitter, o republicano minimizou a declaração do líder norte-coreano, Kim Jong-un, feita no último domingo.

?A Coreia do Norte acaba de declarar que está na última fase de desenvolver uma arma nuclear capaz de chegar aos Estados Unidos. Isso não vai acontecer?, disse Trump na noite de segunda-feira em um post na rede social.

Não ficou claro se o presidente eleito estava expressando dúvidas sobre as capacidades nucleares da Coreia do Norte ou se estava planejando ações preventivas.

Também no Twitter, Trump se queixou da falta de cooperação por parte da China para frear Pyongyang. Ele disse que Pequim havia se beneficiado de seus laços econômicos com os EUA, mas não estaria disposta a usar sua influência para ajudar a controlar a Coreia do Norte.

O comentário do republicano vem um dia após Kim Jong-um afirmar que Pyongyang está nas ?últimas fases antes de testar um míssil balístico intercontinental?. O líder afirmou em uma mensagem de Ano Novo no domingo que a Coreia do Norte agora é uma ?potência militar do Leste que não pode ser atingida, nem mesmo pelo inimigo mais potente?.

Washington prometeu várias vezes que não permitirá que a Coreia do Norte se torne um Estado nuclear, mas Trump nunca tinha demonstrado de forma tão clara sua postura a respeito. Ele ainda não divulgou sua política para lidar com o país, mas durante a campanha presidencial indicou que estaria disposto a conversar com Kim.

SEUL: ‘TRUMP LANÇOU CLARA ADVERTÊNCIA’

O Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Sul disse que o comentário de Trump pode ser interpretado como um ?claro alerta? para os vizinhos do Norte.

?A mensagem do presidente eleito Trump é importante, já que se trata de sua primeira menção ao programa nuclear norte-coreano e pode ser considerada uma clara advertência?, disse à imprensa Cho June-Hyuck, porta-voz do ministério sul-coreano das Relações Exteriores. ?O presidente eleito Trump e autoridades dos EUA estão claramente cientes da gravidade e urgência da ameaça nuclear norte-coreana. Eles estão mantendo uma posição sem ceder espaço sobre a necessidade de sanções sobre a Coreia do Norte, e por uma cooperação entre Coreia do Sul e os EUA.?

Há anos os EUA se recusam atender pedidos norte-coreanos por negociações, insistindo que o país deve se desarmar primeiro. Assim, os EUA e a Coreia do Sul responderam a dois testes nucleares norte-coreanos, além de outros testes com mísseis, no ano passado com sanções ainda mais severas.

O Conselho de Segurança da ONU impôs novas sanções sobre a Coreia do Norte no fim de novembro, após Pyongyang ter realizado seu quinto e maior teste nuclear até agora, em setembro.