Cotidiano

Trump planeja acordos bilaterais com cláusulas de rescisão

USA-CONGRESS_REPUBLICANSFILADÉLFIA – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, nesta quinta-feira, que firmaria um grande número de acordos comerciais bilaterais ? uma postura oposta à de pactos multilaterais, como é o caso da Parceria Transpacífico (TPP). E, de acordo com o empresário, esses acordos incluiriam cláusulas permitindo um aviso de 30 dias de antecedência para rescindi-los.

? Acredite, nós vamos ter muitos acordos comerciais ? garantiu Trump em uma reunião de republicanos. ? Se um país em particular não nos tratar de maneira justa, nós damos a eles uma rescisão de 30 dias, um aviso de rescisão.

O presidente americano assinou um decreto retirando, formalmente, os EUA da Parceria Transpacífico três dias após sua posse. Na ocasião, o magnata classificou o decreto de saída da TPP de ?uma grande coisa para o trabalhador americano.

O acordo comercial reúne 12 países (EUA, Japão, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã) e foi assinado em outubro de 2015. Ele é considerado um marco do governo de Barack Obama.