Cotidiano

Trump pede fim de perseguições a minorias e garante futuro dos EUA

60 minutes.jpgWASHINGTON ? O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo estar “entristecido” com as notícias sobre perseguições e intimidações a minorias, deflagradas após sua vitória nas urnas, e finalmente pediu seu fim.

? Odeio ouvir isso. Estou tão entristecido de ouvir isso ? declarou ele, no programa “60 Minutes” exibido pela CBS, afirmando claramente ? Se isso ajuda, vou dizer isso, e vou dizer direto para as câmeras: parem com isso.

Trump ainda garantiu aos americanos que estão protestando contra o resultado das eleições que não há nada a temer quanto a futuro do país.

? Não tenham medo. Vamos trazer nosso país de volta ? assegurou.

O presidente eleito dos Estados Unidos cumprirá com sua promessa de deportar milhões de imigrantes sem documentos do país. O republicano confirmou que seguirá adiante com sua proposta migratória e garantiu ainda que cerca de três milhões serão deportados depois que ele assumir o cargo. EUA-13-11

? O que estamos fazendo é pegar essa gente que é criminosa e suas fichas criminais, membros de gangues, traficantes, que totalizam dois, talvez três milhões. E vamos tirá-los do país e vamos fazer com que sejam presos ? declarou Trump no programa 60 Minutes da CBS.

Sobre o muro que ele propôs construir na fronteira com o México para barrar imigrantes, ele afirmou que algumas partes poderia ser de cerca.

? Mas em certas áreas, um muro é mais apropriado. Sou muito bom nisso. É chamado de construção, pode haver alguma cerca ? explicou.

Com uma fortuna estimada em US$ 3,7 bilhões, Trump anunciou que irá renunciar ao salário de US$ 400 mil ao ano de presidente dos Estados Unidos e que irá receber um valor simbólico de um dólar, determinado por lei.

Em mais um tema polêmico, o magnata republicano garantiu que não buscará derrogar a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo no país.

? É a lei. Foi estabelecida pela Suprema Corte, quero dizer, está feito ? frisou, ao ser questionado sobre se apoia uniões gays.

Na sexta-feira e no sábado, o republicano se reuniu com assessores em Nova York para discutir a transição de poder. Ele assumirá no lugar do presidente Barack Obama em 20 de janeiro.

Mal começou o processo de transição e Trump já anunciou uma mudança em sua equipe, que agora será liderada por seu vice, Mike Pence, colocando o governador de Nova Jersey, Chris Christie, em um segundo plano.