Cotidiano

Trump muda tom e apoia ?uma só China? no telefone com Xi Jinping

PEQUIM/WASHINGTON ? O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou de atitude em uma importante questão diplomática ao conversar com o presidente chinês, Xi Jinping, pelo telefone. O republicano concordou em honrar a política de “uma só China?, após ter ameaçado não manter o apoio à posição chinesa no ano passado. Em comunicado, a Casa Branca informou que Trump e Xi tiveram uma longa conversa por telefone na noite de quinta-feira.

Trump irritou Pequim em dezembro ao conversar com a presidente de Taiwan pelo telefone. Na ocasião, disse que os Estados Unidos não precisariam necessariamente manter o apoio à política, sob a qual Washington reconhece o pertencimento de Taiwan à China.

Em comunicado, a Casa Branca informou que Trump e Xi tiveram uma longa conversa por telefone na noite de quinta-feira.

“O presidente Trump concordou, a pedido do presidente Xi, em honrar nossa política de ‘China única'”, disse a nota.

Taiwan reagiu com silêncio ao anúncio. Um porta-voz da presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, disse em comunicado que é interesse de Taiwan manter boas relações com os EUA e a China.

Os líderes dos EUA e China não conversavam por telefone desde a posse de Trump, em 20 de janeiro. Fontes diplomáticas em Pequim dizem que a China expressava nervosismo com a possibilidade de que o telefonema com Trump desse errado e detalhes fossem vazados à imprensa, como já aconteceu em ocasiões anteriores.