Cotidiano

Trump diz que sua vitória marcaria fim do ?establishment corrupto? nos EUA

2016 950139924-201611071529315224_RTS.jpg_20161107.jpg

FLÓRIDA ? Às vésperas da votação nos EUA, o candidato republicano Donald Trump mantém a retórica carregada de ataques às gestões do Partido Democrata, do atual presidente Barack Obama e de Hillary Clinton, que lidera a corrida pela sucessão de acordo com as últimas pesquisas. Trump declarou nesta segunda-feira que sua vitória na eleição americana representaria o fim do ?establishment corrupto? em Washington, a capital do país. eua

Em comício na cidade de Sarasota, na Flórida, Trump acusou sua adversária de ser protegida por um sistema ?ardiloso? e se referiu à gestão dos democratas como um ?pântano?:

? (Hillary) Clinton é protegida por um sistema totalmente ardiloso. E agora os americanos farão justiça nas urnas amanhã (terça). O establishment corrupto de Washington ouça: se vencermos, vamos drenar esse pântano ? declarou Trump.

O comício na Flórida foi o primeiro compromisso da agenda de campanha de Trump nesta segunda-feira, ao lado de seu companheiro de chapa Mike Pence. Em seguida, o candidato republicano fará paradas na Carolina do Norte, Pensilvânia, New Hampshire e Michigan. Já a sua rival democrata passará por Carolina do Norte, Michigan e Pensilvânia.

A Flórida é considerada um dos estados-chave na eleição americana. Para Trump, uma derrota no estado praticamente inviabiliza as chances de chegar à Casa Branca, salvo uma reviravolta aconteça no restante da votação. Os quinze estados decisivos para as eleições dos EUA

LUTA É PELOS ESTADOS-CHAVE

Uma vez que a disputa da Casa Branca é decidida por um sistema de Colégio Eleitoral, em que se contabilizam ganhos estado por estado, o resultado não depende exclusivamente do percentual simples de votos que cada candidato obtém em escala nacional. No último dia de campanha, os candidatos percorrem cinco estados-chave na tentativa de conquistar os últimos votos cruciais para a vitória ? e de incentivar os eleitores a saírem às urnas na terça-feira.

Ao longo do fim de semana, os candidatos também trabalharam duro para conquistar o eleitorado nos estados decisivos para as eleições. Hillary apareceu ao lado de celebridades muito famosas no país ? incluindo a cantora Beyoncé, o rapper Jay Z, o jogador de basquete Lebron James e a cantora Katy Perry. Ela tenta atrair os eleitores jovens, muitos dos quais não se sentem incentivados o bastante a sair de casa para votar.

Nesta segunda-feira, Hillary Clinton planeja um grande encerramento de campanha. Em um comício, ela terá as participações dos músicos Bruce Springteen e Bon Jovi. Mas o melhor está reservado para a noite, quando reunirá no mesmo palanque o seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, o atual presidente dos EUA, Barack Obama, e sua extraordinariamente popular esposa, Michelle Obama. Como os ?Swing States? podem determinar a vitória nas eleições americanas