Cotidiano

Trump diz que Black Lives Matter incentivou morte de policiais nos EUA

201607190250127965_AFP.jpg CLEVELAND, EUA ? O republicano Donald Trump disse nesta segunda-feira que o movimento Black Lives Matter ( ?Vidas Negras Importam?, em português) ajudou a instigar as recentes mortes de policiais nos EUA. O magnata sugeriu que, se for eleito, poderá orientar seu procurador-geral a investigar o grupo de ativistas que luta em favor dos direitos civis de comunidades negras. Nos últimos dias, oito policiais foram mortos em episódios que evocam as antigas tensões raciais do país.

? Com certeza, em algumas instâncias eles são (incentivadores dos assassinatos dos policiais) ? disse Trump em entrevista à ?Fox News?. ? Eles certamente acenderam as pessoas. É uma situação muito séria e nós não podemos deixar isso acontecer.

O virtual candidato republicano à Presidência dos EUA ainda chamou o grupo ?Black Lives Matter? de uma ameça. Ele fez uma aparente referência a um vídeo de 2014 em que manifestantes gritavam ?O que queremos? Policiais mortos?.

No entanto, o protesto em Nova York foi organizado por outro grupo ? e a iniciativa foi repudiada pelo ?Black Lives Matter?.