Cotidiano

Trudeau é acusado de usar força física contra deputada opositora

CANADA-POLITICS_KOMAGATAMARU-G222NOL88.1.jpgOTTAWA – Um impasse numa votação no Parlamento canadense acabou com o primeiro-ministro Justin Trudeau sendo acusado de usar força física contra uma parlamentar opositora enquanto agarrava um colega para voltar a seu lugar. Ele pediu desculpas pelo incidente, que ocorreu após um esbarrão seu usando o cotovelo.

Durante a votação de um projeto de lei a favor da morte assistida para pacientes terminais, Trudeau quis fazer com que o corregedor da minoria, Peter Julian, voltasse a seu lado após uma série de obstruções. Um vídeo o mostra segurando o colega pelo braço, e no processo Trudeau aparentemente atinge outra deputada, a conservadora Ruth Ellen Brosseau, no peito.

? A força física nunca foi permitida na Câmara ? criticou Julian após o episódio.

Apesar de Brosseau não alegar ter sido agredida, os parlamentares acusaram Trudeau de ser agressivo.

? Trudeau passou com raiva nos olhos. O que aconteceu foi violência física ? disse a deputada Niki Ashton, que comparou o caso a uma agressão. Trudeau pancada

De volta ao plenário, Trudeau, que acabou sendo acusado pela internet de agressão a uma mulher (ele se diz “ferrenho feminista”), pediu desculpas.

? Notei que Julian estava sendo impedido de prosseguir e considerei uma falta de respeito ao Parlamento. Fui até ele para encorajá-lo a seguir, e ofereci meu braço estendido para ajudá-lo a seguir em meio aos parlamentares impedindo seu caminho ? disse, antes de receonhcer a maneira brusca.

O líder da Câmara, Geoff Regan, foi aplaudido a dizer que “é inapropriado pegar colegas pelo braço”, mas que “apreciou que Trudeau tenha pedido desculpas”.